POLÍTICA

min de leitura - #

Para frear Maia, Temer tenta atrair deputados do PSB ao PMDB

Folhapress

| Edição de 19 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente Michel Temer (PMDB) passou a se empenhar pessoalmente no avanço do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre deputados do PSB para engordar a bancada do DEM.
O peemedebista foi à casa da líder do PSB na Câmara, Tereza Cristina (MS), na manhã de ontem, para sondar os movimentos de Maia e para convidar a ala rebelde do partido a ingressar no PMDB.
Desde que a cúpula do PSB decidiu punir os parlamentares que votassem a favor das reformas trabalhista e da Previdência, metade dos 36 deputados da legenda se rebelou e mantém-se governistas.
É justamente sobre este grupo que Maia tem avançado. O presidente da Câmara articula a migração de deputados para turbinar seu partido. A meta é chegar a 50 deputados e tomar o lugar do PSDB como a terceira maior bancada da Câmara.
De acordo com Tereza Cristina, Temer conversou na segunda-feira com o deputado Danilo Forte (CE) e com o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PE), dois do grupo de insatisfeitos com o PSB e agendou a visita à casa dela na manhã de ontem.
O encontro, que começou por volta das 9h, durou cerca de uma hora. A visita à líder do PSB foi mais uma agenda secreta de Temer, pois não constava no registro oficial das atividades do presidente para esta terça. “Estamos sendo assediados por alguns partidos. Ele (Temer) falou com a gente sobre a possibilidade do PMDB. Perguntou se já tínhamos pensado nisso”, disse Tereza Cristina à reportagem.
Ela disse que o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), já havia procurado os insatisfeitos do PSB. Segundo a deputada, Temer fez uma visita de cortesia  e quis sondar como andavam as conversas para que o grupo deixasse o PSB. Ela afirmou que o presidente pediu que os deputados conversassem com suas bases sobre a possibilidade de ingressar no PMDB.