POLÍTICA

min de leitura - #

Parlamento Jovem elege vereadores para 2019

Editoria de Política

| Edição de 23 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Alunos do projeto Parlamento Jovem 2019 de Apucarana participaram, no último dia 15, da eleição para escolha dos novos vereadores que vão desenvolver atividades na Câmara Municipal. Neste ano, integram o projeto os colégios estaduais Professor Izidoro Luiz Cerávolo, Alberto Santos Dumont e Antônio dos Três Reis de Oliveira, além do Sesi.

Imagem ilustrativa da imagem Parlamento Jovem elege vereadores para 2019


Os eleitos foram os seguintes: Evelyn Aparecida Querio e Lucas Gabriel dos Santos, do Colégio Cerávolo; Naama Diniz Santos, Maria Eduarda Oliveira da Silva e Roberlaine dos Santos Martins, do Colégio Santos Dumont; Maria Rafaela Simões, Lucas Gomes de Andrade e Lucas Raone Pereira, do Colégio Sesi; e Kaylany Cristina Pereira, Víctor Hugo Gomes e Marcos Antônio Claudino, do Colégio Três Reis.
Nos dias que antecederam ao pleito, os alunos participaram de debates em sala de aula. Em pauta os temas: direito e cidadania, deveres e o projeto Parlamento Jovem. “Durante os encontros, os alunos questionaram qual o papel do vereador, o que ele faz, se executa projetos de Lei, entre outros questionamentos. Também conversamos sobre o papel do vereador e do Parlamento Jovem dentro da Câmara”, explica a vereadora Márcia Regina da Silva de Sousa (PSD), que acompanhou as atividades. “Foram debates riquíssimos com os alunos que integram o Parlamento Jovem”, completou.
As próximas atividades serão diplomação, posse, 1ª e 2ª Sessão Ordinária. As datas serão definidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O encerramento das atividades está previsto para o mês de novembro. O coordenador do projeto na Câmara Municipal é o procurador jurídico Wilson Roberto Penharbel.
O termo de adesão da Câmara ao projeto foi assinado em fevereiro deste ano pelo presidente da Casa, Luciano Molina (Rede), e pela juíza eleitoral Ornela Castanho. A primeira edição foi no ano passado.