POLÍTICA

min de leitura - #

Participação feminina nas câmaras cresce 20% na região

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Trinta e cinco mulheres foram eleitas neste domingo para o legislativo da região. O número de eleitas supera em 20% as 29 atuais vereadoras em exercício. Apesar do crescimento, dos 29 municípios que englobam o Vale do Ivaí e região de Arapongas, nove não elegeram nenhuma representante feminina: São Pedro do Ivaí, Rosário do Ivaí, Kaloré, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Bom Sucesso, Marumbi, Jandaia do Sul e Rio Bom. 

No quesito representatividade, os dois maiores municípios da região mantiveram índices. Em Apucarana, que tem 11 cadeiras, apenas uma vereadora foi eleita, a professora Jossuela Pinheiro (Pros). A próxima legislatura vai manter o número de vagas femininas, uma vez que a vereador Márcia Souza não se reelegeu.
Eleita com 966 votos, Jossuela, que foi secretária de esportes, destaca que o cargo é um novo desafio. “Eu nunca pensei ser uma vereadora, mas nesses 45 dias de campanha quando me aproximei da população, gostei muito do contato porque eu pude ouvir as necessidades básicas da população”, explica. 
Em Arapongas, a situação é a mesma. Com 15 vagas e duas vereadoras nesta gestão, a próxima legislatura vai manter o mesmo número de cadeiras femininas com a eleição de Marilsa da Educação (PSC) e Mairy Farias (PRTB), ambas eleitas em primeiro mandato.
Em Ivaiporã, que elegeu duas mulheres, uma delas Gertrudes (MDB) foi a mais votada no pleito, a representatividade dobrou em relação ao pleito atual, que conta com apenas uma representante feminina. 
Em termos percentuais, entretanto, os maiores destaques são as Câmaras de Grandes Rios, Cambira, Marilândia do Sul e Sabáudia, onde a próxima legislatura será um terço feminina. Com nove cadeiras, essas cidades elegeram três mulheres. Em Faxinal, que tem dez cadeiras, três mulheres também foram eleitas.
Reeleita em Marilândia do Sul, Cradenil Shibao (PTB), destaca que um segundo mandato traz mais responsabilidade. “ A reeleição traz muita responsabilidade junto, pois a população de modo geral já cobra isso de cada eleito. Essa é minha segunda campanha e digo que o peso da reeleição em trabalhar para a cidade ser melhor e maior. O povo espera muito do vereador ou vereadora. Devemos caminhar extremamente juntos”, comenta. 
Na região, os partidos que mais elegeram mulheres foram o MDB, com cinco eleitas, e PSL, que elegeu quatro vereadoras. (COLABOROU CEZAR NEVES)