POLÍTICA

min de leitura - #

Pesquisa inclui Requião como concorrente ao governo

Editoria de Política

| Edição de 12 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Deve ser divulgada na próxima quarta-feira ( dia16) a segunda pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste ano com números de intenções de voto para candidatos ao governo do Paraná. A primeira, divulgada pelo Ibope, não considerou a participação do senador Roberto Requião (MDB) no páreo. 
O novo levantamento, realizado pelo Instituto Radar Inteligência, considera uma corrida eleitoral com a participação da governadora Cida Borghetti (PP), do ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT), do ex-senador Osmar Dias (PDT), do deputado estadual Ratinho Junior (PSD) e do senador Roberto Requião (MDB). 
Requião declara ser pré-candidato ao governo do Paraná, mas ainda negocia com Osmar Dias uma aliança para 2018, o que faria com que concorresse à reeleição. Requião também já disse, extraoficialmente, ter preferência pelo Senado neste ano. Mesmo assim, ele reclamou da pesquisa Ibope por não ter divulgado pesquisa com seu nome nos questionários. “CBN e Ibope fazem pesquisa para o governo do Paraná e excluem meu nome, cachorrada sem vergonha. Pelo jeito já estou eleito!”, reclamou pelo Twitter na época. 
A pesquisa Radar é estimulada. Entre os questionários, também há perguntas sobre o nível de conhecimento que o eleitor tem dos candidatos, além de rejeição aos nomes apresentados.
A pesquisa, realizada entre os dias 2 e 8 de maio, e encomendada por “JM Portal Paraná”, foi registrada nessa quinta-feira (10) no TSE. O instituto ouviu 1201 entrevistados. O intervalo de confiança é de 95,5 %. E a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro é PR-05708/2018.