POLÍTICA

min de leitura - #

Pesquisa IRG mostra Ratinho Jr. com 45%, Cida 20,2% e Arruda, 7,1%

Editoria de Política

| Edição de 16 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Levantamento feito pelo instituto IRG Pesquisas, divulgado ontem, aponta o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) na liderança das intenções de voto para o governo do Paraná. Esta é a primeira pesquisa feita após finalização das convenções partidárias que escolheram os concorrentes ao governo do Estado e vice, ao Senado Federal, à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa e definiram as coligações.
Ratinho Júnior aparece com 45% das intenções de voto, seguido da governadora Cida Borghetti (PP), candidata à reeleição, com 20,2%. Em terceiro aparece o deputado federal João Arruda (MDB), com 7,1%. Em quarto na preferência dos entrevistados está o ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT), que obteve 3,9% das intenções.
O professor Piva (PSOL) foi citado por 2,2% dos entrevistados, seguido do candidato da Rede Sustentabilidade, o ex-vereador de Curitiba, Jorge Bernardi, com 1,8%, e pelo jornalista Ogier Buchi, candidato do PSL – partido do presidenciável Jair Bolsonaro – com 1,5%.
A lista inclui ainda Priscila Ebara (PCO), com 0,3%; o candidato do PSTU, Ivan Bernardo, com 0,2%; e Geonísio Marinho (PRTB), com 0,1%. 
A pesquisa foi encomendada pelo jornal Bem Paraná, de Curitiba. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos. Os números são da consulta estimulada, em que os eleitores são questionados sobre em quem pretendem votar a partir de uma lista dos candidatos. 
A pesquisa aponta ainda que 11,4% dos eleitores não pretendem votar em nenhum dos candidatos listados. Outros 6,3% não souberam responder.
O IRG ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaenses, entre os dias 9 e 14 de agosto. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-09806/2018.

REPERCUSSÃO
Nas redes sociais e por meio de comunicados das assessorias, o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) e a governadora Cida Borghetti (PP) comemoraram seus desempenhos nesta primeira pesquisa como candidatos oficializados ao governo do Paraná.
Ratinho Júnior agradeceu a confiança e, segundo a assessoria, afirmou que “esse é o resultado de um trabalho construído junto com os paranaenses com um plano de governo que vai de encontro com as demandas do Estado”. Também reforçou que vai “continuar fazendo uma campanha limpa e propositiva, combatendo às fake news e apresentando soluções e um novo modelo de gestão aos paranaenses”.
A assessoria de Cida Borghetti divulgou nota destacando uma análise de seu crescimento de “442%”, em comparação com as primeiras pesquisas. Outro fato destacado pela campanha de Cida é o de que o levantamento espontâneo do IRG mostra que 78% dos entrevistados não sabem em quem votar. Isso daria à candidata chance de crescimento durante a campanha. “Estou motivada e confiante. A campanha nem começou ainda e em poucos meses saímos da casa dos 5 % e superamos os 20%. Só tenho a agradecer a confiança da população”, disse.
Já o deputado federal João Arruda (MDB) disse estar surpreso com o resultado da pesquisa eleitoral do instituto IRG. “Anunciei minha candidatura há 9 dias e não fiz pré-campanha. Nesta pesquisa, apareci com um número surpreendentemente bom. Ainda mais quando os candidatos que representam a continuidade do atual governo estão trabalhando há tantos anos”, disse.