POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito aponta avanços em todos os setores em Arapongas

Edison Costa

| Edição de 10 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O município de Arapongas está completando neste dia 10 de outubro 72 anos de emancipação política e administrativa. Em entrevista à Tribuna do Norte, o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) faz um resumo das obras e projetos executados neste seu mandato e destaca o empenho de sua administração em promover melhor qualidade de vida para a população. Segundo ele, o povo de Arapongas tem muito a comemorar com os avanços obtidos pelo município em todos os setores. “Nosso compromisso de governo está sendo cumprido”, garante.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito aponta avanços em todos os setores em Arapongas

TRIBUNA DO NORTE - Arapongas comemora 72 anos neste dia 10 de outubro. O que o povo de Arapongas tem a comemorar?
SÉRGIO ONOFRE - Olha, eu acredito que o povo de Arapongas tem muito para comemorar. Nós estamos neste aniversário da cidade reinaugurando dois postos de saúde que nós reformamos totalmente. Vamos inaugurar uma creche com capacidade para 250 crianças, vamos inaugurar a Delegacia da Mulher, vamos inaugurar a Rua Pavão. 
Nesta semana estivemos em Curitiba e o governador já confirmou a assinatura da construção da nova delegacia, a nova cadeia de Arapongas, que é o CDP. Então Arapongas tem muito a comemorar. Estamos aí com várias obras para terminar até final do ano.
Arapongas está numa situação hoje diferenciada em relação a outras cidades, com dificuldades, como todo mundo está, mas nós estamos hoje com muitas obras sendo realizadas.
Então o araponguense tem hoje o que comemorar, que são investimentos na área de educação, na área da saúde, investimentos na área de segurança pública. Vamos inaugurar a Delegacia da Mulher. Então eu acredito que o araponguense, hoje, passa o aniversário da cidade com comemorações de várias obras que estão acontecendo hoje na realidade do município de Arapongas.

TN - Nesses quase três anos de mandato, quais setores tiveram mais avanços?
SÉRGIO ONOFRE - Nos primeiros dois anos nós investimos muito na área da saúde. Construímos o PAI (Pronto Atendimento Infantil), reformamos os postos de saúde, construímos o posto de saúde do San Rafael, reabrimos o 24 Horas, reformamos todo o posto do São José e do 24 Horas. Então tivemos um investimento na área da saúde muito grande. 
Só para você ter uma ideia, nesse ano nós investimos R$ 16 milhões a mais do que o índice na área de saúde. Só esse ano estamos com 24% de investimentos na área de saúde.
Na área da educação investimos na compra dos uniformes, na robótica que virou uma notícia a nível de Estado hoje, tanto que outros municípios estão vindo aqui ver a nossa robótica para implantar também. Investimos em reforma de colégios. Hoje estamos fazendo duas quadras cobertas em dois colégios municipais. Vamos fazer a primeira escola municipal militar do Brasil em Arapongas a partir de janeiro. Então investimos muito na área da educação.
Na área de segurança pública nós investimos na nossa Guarda Municipal com compra de viaturas, com compra de armas, com especialização dos nossos guardas municipais. A criminalidade caiu em Arapongas. Investimos pesado na cultura do trânsito. Eu sempre tive convicção, mesmo antes de entrar aqui, que multa não conserta trânsito, o que conserta trânsito é educação de trânsito. Investimos com cartilha de trânsito dentro das escolas, com a pista de trânsito que construímos na Polícia Militar num convênio com a Viapar, hoje sendo copiada no Paraná todo. Tivemos a apresentação da nossa pista de trânsito até numa conferência da ONU pelo nosso diretor de trânsito. Então Arapongas avançou muito em todas as áreas.
Na área habitacional faltava investimento no nosso governo, mas agora no dia 16 será lançado um projeto em Arapongas para construção de 1.263 casas no município. Assim, nosso plano de governo, nosso compromisso de governo está sendo cumprido.
 TN - E qual é o seu plano para até final do mandato?
SÉRGIO ONOFRE - Meu plano até final do mandato é continuar investindo em todas as áreas em comum. Arapongas precisa ter o que está tendo. Nós precisamos investir no cidadão, na pessoa, levar saúde mais perto, levar segurança até a porta da casa, levar educação para nossos filhos de Arapongas para que a família araponguense volte a ter o respeito que tinha antigamente. É isso que Arapongas tem hoje.
A partir de janeiro, nós queremos a começar as nossas transposições, as ligações interbairros. Para isso já temos orçamento, precisamos agora arrumar o dinheiro para fazer as nossas transposições para dar uma nova vida em Arapongas. 
E nós também precisamos conseguir o contorno de Arapongas. Nossa cidade, com contorno, será uma outra Arapongas. Estive  nesta semana falando isso com o governador. Vamos ter uma reunião com a procuradora-geral do Estado em Curitiba, agora falando sobre o contorno. Eu acredito que até final do ano a ordem de serviço deste contorno vai sair em Arapongas.

TN - Falando em governador, como o sr. vê a situação de Arapongas hoje no contexto político do Paraná?
SÉRGIO ONOFRE - Eu sou um amigo pessoal do governador. Sempre temos reunião com ele e quando a gente pede ele sempre tem nos atendido até pela amizade que ele tem com a gente. Alguns secretários podem não gostar de Arapongas, o que eu acho errado porque, quando uma pessoa vira secretário, ele vira secretário do Estado do Paraná. Ele não é secretário de uma cidade, ele é secretário do Estado. E nós estamos sofrendo muito com isso. E o governador sabe disso. A gente tem passado para o governador. E temos procurado o menos possível exigir do governador que ele tome partido dessa cidade ou da outra, porque ele é governador dos 399 municípios.
Arapongas deu uma das maiores votações da história do Paraná para o nosso governador. Então, nós temos essa ligação muito forte com o governo do Estado. Eu acredito que o governo do Estado está no caminho certo e já já nós vamos ver esse Estado do Paraná num canteiro de obras, não tenho dúvida nenhuma.

TN - E como o sr. vê Arapongas hoje no contexto econômico em nível de Paraná?
SÉRGIO ONOFRE – Nossa economia está crescendo bastante. Nosso parque moveleiro está reagindo. Tivemos a grata satisfação de ter neste ano um projeto de lei que coloca Arapongas como Polo Moveleiro do Brasil. Nós passamos Bento Gonçalves (município do Rio Grande do Sul), porque antigamente era Bento Gonçalves que ostentava esta condição. Hoje fabricamos 11% dos móveis consumidos no Brasil todo. Eu tenho a certeza de que, com o País crescendo economicamente, Arapongas cresce também.  
Claro que nós estamos passando as dificuldades que todo o Brasil está passando. O governo federal ainda não colocou em prática seu plano de governo e ainda não conseguiu fazer o que ele quer fazer. Eu acredito que agora, com as reformas que estão sendo aprovadas, o País começa a deslanchar e a credibilidade do País começa a melhorar. Melhorando, melhoram as cidades também.