POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito avalia como bom ritmo da vacinação em Apucarana

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), disse ontem no programa Jornal da Tribuna, do TN Online, que o trabalho de vacinação contra a Covid-19 está caminhando dentro das expectativas em Apucarana. Ele assinala que assim que as vacinas chegam imediatamente já são aplicadas nos braços dos apucaranenses.

O prefeito reconhece que tem havido alguns atrasos nas remessas das doses, porém não culpa ninguém por isso. Segundo ele, o governo federal, que depende da compra das vacinas no exterior, tem feito sua parte, o Ministério da Saúde tem se desdobrado para distribuição aos Estados, assim como tem feito o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, na distribuição às regionais de saúde e os municípios na aplicação.
No último domingo a campanha de vacinação completou seis meses. Ele observa que nesse período Apucarana atingiu 70 mil habitantes com a primeira dose e 65% das pessoas acima de 18 anos. Até 18 anos de idade, inclusive, já foram vacinados todos os grupos da educação, da saúde, da segurança pública e os com comorbidades. 
“São seis meses de um trabalho intenso de nossa equipe de saúde, nós temos que tirar o chapéu para esses guerreiros”, afirmou o prefeito, salientando que nesta semana pretende-se imunizar as pessoas com 35, 34 e e 33 anos de idade.
Junior da Femac insiste em pedir às pessoas para que se vacinem não importa a marca. “Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa têm segurança, todas salvam vidas”, esclarece o prefeito, pedindo ainda para que a população continue com os cuidados sanitários usando máscaras, álcool gel e evitando aglomerações.
O prefeito admitiu a possibilidade de liberação de eventos, como têm acontecido em algumas cidades. No entanto, ele deixou claro que Apucarana segue o decreto estadual. “Se o governo do Estado flexibilizar os eventos, podemos flexibilizar também”, afirmou.
Com o avanço da vacinação e queda nos números de contágio e de óbitos por Covid, Junior da Femac diz ter a esperança de que no dia 28 de agosto, com a estreia do Apucarana Sports no campeonato paranaense da Segundona, já seja possível ter algumas pessoas nas arquibancadas do estádio. Ele espera também que Apucarana possa ter um Natal diferente do ano passado.