POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito de Arapongas vai presidir Consórcio de Segurança Pública

Edison Costa

| Edição de 10 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eleito por aclamação ontem, em Londrina, Onofre quer ampliar área de O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), foi eleito ontem, por aclamação, presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel). Na mesma assembleia, realizada na sede do consórcio em Londrina, Onofre tomou posse no cargo juntamente com o também vice-presidente eleito Roberto Dias Siena (DEM), o Beto Siena, prefeito de Tamarana. Paticiparam prefeitos de vários municípios integrantes, inclusive o de Apucarana, Beto Preto (PSD).

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito de Arapongas vai presidir Consórcio de Segurança Pública
Sérgio Onofre (ao centro) com demais prefeitos


Onofre assume o lugar do prefeito de Cambé, João Dalmácio Pavinato (PSDB), que deixou de ser prefeito em 31 de dezembro de 2016. O mandato é de um ano. Nos próximos dias, uma nova assembleia será realizada para escolha dos demais cargos de diretoria.
O Cismel tem a participação de dez municípios da região Norte do Estado: Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Rolândia, Tamarana e Sertanópolis.
Criado em 2009 e com início de suas atividades em 2010, o Cismel tem como objetivo promover ações integradas de segurança pública nos municípios de sua área de abrangência. Essas ações incluem a busca de fortalecimento do efetivo policial, de equipamentos e veículos para as corporações policiais, câmeras de monitoramento e de recursos governamentais que possam melhorar as unidades prisionais e as condições de trabalho dos efetivos policiais.
Sérgio Onofre informou que sua intenção é fazer com que o Cismel funcione nos moldes dos consórcios intermunicipais de saúde, ou seja, promovendo ações integradas e barateando os custos de seu funcionamento. Para isso, ele pretende aumentar o número de municípios de 10 para 20. Segundo ele, prefeitos de outros municípios da região já manifestaram a intenção de fazer parte do consórcio.
“Com um número maior de municípios as despesas de funcionamento ficam menores com a divisão dos recursos. Da mesma forma permite o barateamento das compras feitas pelo Cismel”, afirma Onofre, assinalando que tudo isso facilita a realização de projetos integrados que atendam a todos os municípios indistintamente.
O prefeito de Arapongas observa ainda que hoje os municípios que têm guardas municipais são melhor contemplados com projetos de segurança pública, enquanto os demais não. “Nossa intenção é fazer com que todos os municípios tenham o mesmo tratamento por parte dos órgãos governamentais. Queremos ter uma segurança mais qualificada que atenda a todos os municípios”, assinala.
Onofre terá na presidência do Cismel o assessoramento do seu secretário de Segurança Pública, coronel César Vinícius Kogut, ex-comandante geral da Polícia Militar do Paraná e ex-comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Apucarana. “O coronel Kogut conhece tudo de segurança pública e pode nos ajudar muito no consórcio”, afirma Onofre.
Ao participar ontem pela manhã da solenidade de formação de novos soldados da Polícia Militar, em Londrina, Sérgio Onofre recebeu a informação da Secretaria de Segurança Pública de que Arapongas terá mais 40 policiais.