POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito de Ivaiporã destaca avanços, mas critica burocracia

Ivan Maldonado

| Edição de 16 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em entrevista exclusiva para a Tribuna do Norte nesta semana, o prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto Amaral (PSDB), fez uma análise política dos seis primeiros meses da sua gestão frente à Prefeitura de Ivaiporã, considerando os resultados positivos. Ele também é defensor da criação de uma agência de desenvolvimento com interesses dos municípios na região de Ivaiporã. 
Miguel Amaral diz que desenvolve uma gestão ética, honesta e pautada no respeito à aplicação dos recursos públicos e em consonância com um plano de metas estabelecido durante a campanha eleitoral nos seus diversos setores. “Certamente tem sido uma gestão focada na melhoria dos processos e na identificação das medidas necessárias para aumentar a eficiência e o bem-estar dos cidadãos ivaiporãenses”, declara.
No entanto, o prefeito, que também é empresário e está pela primeira vez dirigindo um órgão público, reclama da burocracia no setor público. “Quem vem da iniciativa privada às vezes se decepciona com a morosidade das coisas do setor público. Algo que para um empresário seria realizado em um ou dois dias, na administração pública muitas vezes acaba empacando e demorando meses. Mesmo assim, tenho me adaptado e acredito que estamos tendo sucesso”, comenta Miguel Amaral. 
O prefeito Miguel Amaral relata ainda que nesses seis primeiros meses de 2017 também foi possível observar a força dos parceiros, tanto no governo federal como estadual. “Em Curitiba estamos conseguindo muitos projetos através do empenho dos nossos deputados, o Ademar Traiano, o Alexandre Curi e o Artagão Junior, logicamente com aval do nosso governador Beto Richa, que é municipalista. E não é diferente no governo federal, onde nossos deputados o Sérgio Souza e o Alex Canziani têm trabalhado bastante e liberado emendas para Ivaiporã”, informa.

PROJETO REGIONAL
O prefeito Miguel Amaral revela que há uma discussão entre os prefeitos da região de Ivaiporã para a criação de uma agência de desenvolvimento. “Esperamos pelo menos a adesão de 10 municípios aqui da Amuvi e da Amocentro. Entendemos que Ivaiporã e esses municípios vizinhos têm os mesmos interesses de integrar o centro do Paraná. Por isso, temos que trabalhar em conjunto e de forma organizada”. 
Miguel Amaral explica que a agência será formada pelos prefeitos e por profissionais que vão trabalhar constantemente em projetos para desenvolvimento regional. “Ainda estamos decidindo se será em consórcio ou associação. Mas precisamos fazer isso urgentemente, senão vamos passar mais quatro anos e os projetos regionais não vão acontecer”, argumenta Miguel Amaral. 
A proposta é que a agência de desenvolvimento faça reuniões conjuntas a cada 90 dias com a Amuvi e a Amocentro, ou quando se tratar de questões macro envolvendo desde as regiões de Pitanga, Ivaiporã e Apucarana.