POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos da Amepar conhecem programas do governo do Estado

DA REDAÇÃO

| Edição de 30 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) participaram anteontem de uma reunião virtual com o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), João Carlos Ortega. O encontro foi agendado e coordenado pelo presidente da associação, prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), de Arapongas.

Os gestores públicos dos 22 municípios que pertencem à Amepar, especialmente os de primeiro mandato, tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de todas as secretarias e órgãos do governo do Estado, bem como os programas disponíveis pelo governo de Ratinho Junior (PSD) para os municípios do interior. “Reuniões como essa, mesmo que de forma virtual por causa da pandemia, promovem uma aproximação maior dos prefeitos com o governador Ratinho Junior e toda sua equipe”, explica Sérgio Onofre. Segundo ele, isso facilita ainda mais o direcionamento dos recursos e projetos do Estado para as prefeituras. 
O secretário João Ortega, da Sedu, explicou os procedimentos que os municípios devem adotar para o encaminhamento de projetos à sua Pasta e colocou toda sua equipe técnica à disposição dos prefeitos para ajudar no que for preciso.
Ortega informou que o governador está disponibilizando, através do programa Paraná Mais Cidades, cerca de R$ 500 milhões para os municípios neste ano, para investimentos onde os prefeitos e suas comunidades definirem como setores prioritários.
O supervisor executivo da Sedu, Álvaro Cabrini, inclusive, apresentou um demonstrativo dos caminhos de apoio aos municípios disponíveis na Sedu Paranacidade Interativa. Segundo ele, com essa ferramenta cada prefeitura pode fazer uma prévia do custo de cada obra a ser implantada no seu município. Entre essas obras ele citou tecnologia em infraestrutura, pavimentação, iluminação pública, obras civis, equipamentos rodoviários e toda técnica de suporte, sem ter problemas com o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
No mesmo dia, Sérgio Onofre participou de uma reunião com o governador Ratinho Junior, a quem ele sugeriu a implantação do Banco de Projetos dos Municípios, conforme pedido feito pelos prefeitos da Amepar.