POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos do Vale do Ivaí decidem flexibilizar restrições da Covid-19

REDAÇÃO

| Edição de 02 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A lguns prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que adotaram no último final de semana medidas rígidas em seus municípios, incluindo lockdown no sábado e no domingo e lei seca durante toda a semana visando conter o avanço da pandemia da Covid-19, já estão flexibilizando as regras para as próximas etapas. Em função dos apelos de comerciantes, eles admitem que podem ceder em algumas regras.
Em Faxinal, o prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Ylson Cantagallo (PSD), o Gallo, após reunião com representantes de diversos setores da sociedade, decidiu que o toque de recolher passa a ser das 21 horas até as 5 horas, e não a partir das 20 horas. As igrejas estão liberadas para celebrações seguindo o permitido de 35% da sua capacidade de ocupação.
Faxinal ainda prepara um documento que irá se chamar ‘passe livre’, destinado aos moradores que comprovarem que precisam transitar após o horário de recolher, para que não sejam multados.
A Prefeitura de Ivaiporã também poderia editar novo decreto flexibilizando algumas das medidas restritivas contra Covid-19, porém até início da noite de ontem o prefeito em exercício Marcelo Reis (PTB), ainda não havia publicado as novas regras. Pedido de flexibilização foi encaminhado através de ofício pela presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi), Danúbia Palma Dorta. O pedido é para que o comércio fique aberto pelo menos aos sábados.
Em jardim Alegre, o prefeito José Roberto Furlan (Cidadania), que aderiu à decisão da Amuvi de fechar tudo no sábado e no domingo e nos próximos dois finais de semana, já tem uma outra posição. Ele admite a possibilidade de permitir a abertura do comércio pelo menos aos sábados.
O prefeito ressalta que é uma angústia muito grande de todos os prefeitos terem que baixar decretos com medidas restritivas, porém que todos estão sempre em busca de um melhor caminho para conter o avanço da Covid-19, sem prejudicar nenhum setor comunidade; “É claro que a dificuldade existe, porque não há uma receita precisa para barrar o avanço do coronavírus, mas o que se sabe e é certo é que aglomerações, festas clandestinas e falta de cuidados pessoais têm feito com que a doença entre nas casas e contamine as famílias, levando muitos à morte”, alerta o prefeito.

MUDANÇAS  
EM SÃO JOÃO DO IVAÍ 
E BORRAZÓPOLIS

Em São João do Ivaí, a prefeita Carla Emerenciano (PSL) anunciou a reedição de um novo decreto flexibilizando a lei seca somente por dois dias, ou seja, os comerciantes poderão vender bebida alcoólica desde ontem (terça-feira) e hoje, das 6h30 às 19 horas. Na quinta, sexta, sábado e domingo continua proibida a venda de bebida alcoólica, regra que vale para até dia 14 de junho. Ela observa, no entanto, que a venda de bebida alcoólica nos dias estabelecidos vale apenas para que as pessoas levem e consumam em casa, não podendo beber em bares, lanchonetes e similares e em espaços públicos. 
“Para que não se tenha dúvida, essa semana os comerciantes poderão comercializar bebida com álcool nesta terça (ontem) e quarta-feira (hoje). Na quinta, sexta, sábado e domingo não. Inclusive, quero reforçar que sábado e domingo continua o lockdown, sendo que o comércio estará totalmente fechado, ficando apenas permitido o delivery 24hrs”. 
Em Borrazópolis, o prefeito Dalton Moreira (PDT), após reunião com representantes do comércio, decidiu pela manutenção do lockdown no comércio no sábado e no domingo, porém liberou a venda e consumo de bebida alcoólica durante a semana até as 20 horas, quando se inicia o toque de recolher de acordo com decreto do governo do Estado. Nesta quinta-feira (feriado de Corpus Christi) e no sábado fica permitida a abertura de padarias, postos de combustíveis e inclusive supermercados para entrega delivery de produtos básicos.