POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos do Vale tentam garantir recursos de emendas

Edison e Ivan maldonado

| Edição de 16 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitos de toda região estão se deslocando a Brasília nesta semana, a fim de garantir emendas parlamentares no orçamento da União para o exercício de 2018. É que deputados federais e senadores têm até esta quinta-feira (dia 19) para apresentar à Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso suas emendas individuais e também sugestões ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018. 

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitos do Vale tentam garantir recursos de emendas


As articulações políticas em nível nacional devem ser firmadas esta semana para que os recursos sejam destinados aos municípios a partir do ano que vem. Isso tem proporcionado uma “invasão” de prefeitos de todo o País em Brasília neste início de semana.
Diversos prefeitos e assessores municipais do Vale do Ivaí já estão na Capital federal numa peregrinação a diversos gabinetes de deputados e senadores do Estado para protocolar pedidos e solicitar o repasse de verbas do governo federal para ajudar na administração dos seus municípios. 
Alguns dos prefeitos do Vale do Ivaí já adiantaram a viagem e estiveram na Capital federal na semana passada. São os casos de José Roberto Furlan (PPS), de Jardim Alegre, e José Gonçalves (PSDB), de Godoy Moreira. No mês passado foi a Brasília com o mesmo objetivo Reinaldo Grola (PTB), de Lunardelli.
Neste início de semana estão na Capital federal os prefeitos Fábio Hidek Miura (PSC), de São João do Ivaí, Deodato Mathias (PMDB), de Arapuã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB), de Ivaiporã, e Ilton Kuroda (PSC), de Rosário do Ivaí, que inclusive já está em Brasília desde a última sexta-feira. O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), informou que desde ontem já pretendia fazer um corpo a corpo no Congresso Nacional em busca de recursos, o que deverá acontecer até quinta-feira.
“Com a queda na arrecadação, as emendas parlamentares representam uma boa parcela de recursos para cobrir gastos e quando chegam aliviam bastante o caixa da Prefeitura. Temos demandas para saúde, educação, para a infraestrutura, na verdade para todos os setores. Também vamos apresentar projetos de mais um CMEI e uma nova escola e vamos correr bastante essa semana atrás desses recursos”, comenta Amaral. 
Já o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), não vai a Brasília nesta semana. Ele disse que tem mantido contatos frequentes com os parlamentares que representam Apucarana. “Temos feito um trabalho permanente com os deputados federais e temos convicção de que seremos contemplados com várias emendas em favor do Município”, explica Beto Preto, acrescentando que não poderá estar em Brasília em razão de outros compromissos.

Kuroda percorre os gabinetes
O prefeito Ilton Kuroda, de Rosário do Ivaí, disse que sua intenção é visitar nesta semana gabinetes de todos os deputados federais que tiveram votos no seu município e também dos senadores paranaenses. Além disso, iria encaminhar alguns projetos diretamente nos ministérios, com apoio de deputados ou seus assessores.
“Não podemos perder tempo, temos que garantir recursos para nosso município em 2018”, afirmou o prefeito, observando que os setores mais carentes são os de infraestrutura urbana, saúde, educação e estradas rurais. 
O prefeito pretende, inclusive, garantir recursos para construção da ponte sobre o Rio do Peixe, interligando os municípios de Rosário do Ivaí e Ortigueira. Obra será executada em parceria entre as duas prefeituras e a empresa Klabin de Papel e Celulose. (E.C.)