POLÍTICA

min de leitura - #

Presidente do Cisvir destaca boas perspectivas para 2020

Edison Costa

| Edição de 09 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), prefeito Aquiles Takeda (PSD), prefeito de Marilândia do Sul, está otimista com a possibilidade de o consórcio ampliar e melhorar ainda mais os atendimentos prestados à população a partir deste ano. Isto em função do projeto de ampliação do espaço físico já previsto para 2020, inclusive com recursos garantidos pelo governo do Estado, e da própria linha de trabalho do governador Ratinho Junior (PSD) e do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, de investir nos consórcios e na regionalização da saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Presidente do Cisvir destaca boas perspectivas para 2020

O Cisvir, que abrange 18 municípios da região de Apucarana e do Vale do Ivaí, de acordo com seu relatório de atividades, atende hoje uma média de mil pacientes por dia com consultas e exames especializados. Só na parte de consultas, são 140 mil pacientes no ano, além de 400 mil exames.

Para 2020 está prevista a construção do segundo bloco, com uma área de 1.200 metros quadrados que irá abrigar o núcleo de odontologia, além de novos consultórios e o setor de exames por imagens. O projeto foi todo elaborado pela Prefeitura de Apucarana, através das suas equipes de engenharia e arquitetura.

“Já temos recursos garantidos pelo nosso secretário Beto Preto e pelo nosso governador Ratinho Junior, agora só está seguindo a parte burocrática, que é a licitação. São quase R$ 4 milhões que serão investidos nesta grande obra que trará grande resultado para todo o Vale do Ivaí”, afirma Takeda.

Ele assinala que, além desta obra, o Cisvir está providenciando um novo espaço físico alocado, na frente do próprio consórcio, que vai abrigar o Comsus (Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde) nas áreas de saúde do idoso, saúde mental, hipertensão e diabetes e ainda a pediatria.

“Então, neste ano a nossa meta é a ampliação do consórcio para trazer mais agilidade, modernidade e mais conforto, o que também dará oportunidade para o consórcio se desenvolver mais ainda”, observa o prefeito.

Aquiles Takeda faz uma avaliação positiva do consórcio em relação do seu comportamento financeiro no decorrer de 2029. Ele destaca que o Cisvir vai indo muito bem. Isto está sendo possível, conforme ressalta, graças à responsabilidade e à pontualidade de todos os prefeitos, que estão mantendo todos os pagamentos em dia. “Eu sempre digo: o consórcio é financiado por 70% dos municípios. São os municípios que financiam e pagam toda a estrutura e todos os atendimentos. Graças a Deus, com a prestatividade, pontualidade e responsabilidade de todos os prefeitos, nós conseguimos manter também todos os prestadores em dia, dando condições de atendimento a toda a população”, observa, destacando também as parcerias com os governos estadual e federal.

“O nosso governador Ratinho Junior e nosso secretário Beto Preto vêm anunciando várias parcerias de fortalecimento dos consórcios, que são hoje os maiores prestadores de serviços na área de saúde de média complexidade. O Estado tem visto isso e tem vários planos de investimentos no custeio desses consórcios. Acho que isso vai ajudar toda a população do Paraná”, acredita.

Ano de conquistas

e de investimentos

De acordo com o presidente do Cisvir, Aquiles Takeda, o ano de 2019 foi muito bom para o consórcio em termos de investimentos e ações na área de atendimento à população. Ele informa que foram investidos recursos na compra de equipamentos para vários setores, entre eles o de oftalmologia, ultrassom e endoscopia. Também foi renovada toda a parte de computadores e impressoras e agora deverá ser instalado um prontuário eletrônico, que vai possibilitar mais agilidade das informações para pacientes e médicos.

“Também conseguimos atingir 100% do nosso Comsus, que é um programa de parceria com o governo do Estado em que você tem que atingir as metas dos recursos estaduais. São metas voltadas para as atividades de pediatria, gestão de alto risco, saúde mental, geriatria, saúde do idoso e também doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Nós conseguimos atingir todas as metas graças a um trabalho da nossa equipe”, ressalta Takeda.