POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Jr. confirma mais três secretários na equipe de governo

Da Redação

| Edição de 27 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 27 de fevereiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Ratinho Jr. confirma mais três secretários na equipe de governo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta segunda-feira os nomes de mais três secretários que vão compor a estrutura do Governo do Estado neste novo mandato. Com as novas indicações, todos os ocupantes do primeiro escalão do governo foram confirmados.

O deputado federal Sandro Alex (PSD) retorna à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, onde atuou na maior parte do primeiro mandato de Ratinho Junior. O deputado estadual Marcio Nunes (PSD) vai assumir a Secretaria do Turismo, que foi desmembrada da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da qual foi titular na gestão anterior. Já a Secretaria da Justiça e Cidadania será ocupada pelo ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (União Brasil).

Com o anúncio de Márcio Nunes na equipe de governo, o araponguense Pedro Paulo Bazana, primeiro suplente do PSD, vai reassumir a cadeira de deputado estadual. Na Legislatura anterior, ele já havia assumido uma cadeira na Assembleia Legislativa na condição de suplente, após cassação de Fernando Francischini (PSL), tendo ficado no cargo até final do mandato.

SECRETARIAS

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística é responsável pela gestão e obras nos diferentes modais logísticos do Paraná, incluindo estradas, portos, aeroportos e ferrovias do Estado. Sua estrutura conta com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a empresa pública Portos do Paraná e a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste).

O principal desafio neste novo mandato, através de Sandro Alex, é levar para a frente o Programa de Concessões Rodoviárias do Paraná, que está sendo alinhado com o governo federal. 

A Secretaria de Estado do Turismo (SETU), tendo à frente Márcio Nunes, está entre as pastas que voltou a ter uma estrutura própria após a reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa no final do ano passado. O objetivo é promover o potencial turístico do Paraná e a ampliação dos empregos e negócios ligados ao setor, fomentando também o desenvolvimento regional através do turismo. 

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania é um desmembramento da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. O objetivo da nova pasta, tendo à frente Santin Roveda, é ampliar a proteção de crianças e idosos, o sistema de garantia de direitos, o diálogo com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também vai coordenar, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, ações de enfrentamento às violações de direitos.