POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Jr. desiste de convocar deputados durante o recesso

Da redação

| Edição de 04 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Ratinho Junior (PSD) desistiu de convocar a Assembleia Legislativa para votar a reforma administrativa e concluir a aprovação do projeto que cria o Programa de Parcerias Público-Privadas do Paraná (PAR) durante o recesso parlamentar. Ratinho Jr chegou a cogitar convocar os deputados para uma sessão extraordinária no próximo dia 21, para votar essas matérias. No entanto, de acordo com o líder do governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), o governador chegou à conclusão de que será melhor esperar a posse dos novos deputados eleitos, em 1º de fevereiro. Isso porque, segundo Bakri, o governo ainda está concluindo detalhes da reforma que reduz o número de secretarias de 28 para 15. 

Imagem ilustrativa da imagem Ratinho Jr. desiste de convocar deputados durante o recesso

Na última sessão do ano, em 20 de dezembro, os deputados aprovaram em segundo e terceiro turno projeto de Ratinho Jr encaminhado à Casa pela então governadora Cida Borghetti (PP), que prevê a criação do Programa de Parcerias do Paraná (PAR), estabelecendo normas para desestatização e contratos de parceria entre o Estado e empresas privadas. Para entrar em vigor, a proposta ainda tem que ser votada em redação final. 
Na época, a equipe de Ratinho Jr chegou a informar a intenção do governador de convocar os parlamentares para votar a redação final da proposta no próximo dia 21, antes da posse da nova Assembleia. A intenção seria acelerar a implantação da proposta, garantindo que ela entrasse em vigor já no início do governo. Além disso, havia ainda uma avaliação interna na equipe do governador que seria mais fácil aprovar a medida ainda com os deputados em final de mandato, ao invés de ter que negociar a proposta com os novos parlamentares eleitos.

DIÁLOGO
Na cerimônia de posse de Ratinho Junior, deputados estaduais já haviam falado sobre as expectativas para a nova gestão, com destaque para a inovação e o diálogo.
O deputado estadual Hussein Bakri (PSD), por exemplo, indicado líder do Governo na Assembleia Legislativa, ressaltou que Ratinho Junior iniciou o trabalho de gestão antes mesmo de assumir o governo. “A principal medida é a redução do tamanho da máquina pública do Estado. O governador reduziu de 28 para 15 o número de secretarias”, afirmou o deputado.
Bakri também reforçou que o governador preza pelo diálogo e a inovação. “Ele é humilde, batalhador, e montou uma grande equipe de trabalho”.
O deputado Tiago Amaral (PSB) acredita que na nova gestão haverá um cuidado em relação à integração do Estado. “O governador Ratinho Junior tem boa capacidade de diálogo e, com certeza, vai trabalhar na integração do Paraná, que será importante para potencializar ainda mais o nosso Estado”, destacou.
Segundo o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), o governador assume um Estado com as contas públicas equilibradas, o que facilita o desenvolvimento de políticas que ele debateu com a população. “Ele é preparado, um jovem dinâmico, que conhece profundamente o Estado e sabe a realidade do Paraná. Ele terá arrojo e coragem para tomar posições muitas vezes impopulares, porém necessárias”, afirmou.

MAIS LIDAS