POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Jr. é eleito governador do Paraná em primeiro turno

Agências

| Edição de 08 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Filho do apresentador Ratinho, o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) foi eleito o novo governador do Paraná neste domingo, no primeiro turno.  Ele obteve 3,2 milhões de votos (59,9%), enquanto Cida Borghetti (PP) recebeu 831,3 mil (15,5%), João Arruda (MDB) 705,9 mil (13,1%) e Dr. Rosinha (PT), 463,4 mil,

Imagem ilustrativa da imagem Ratinho Jr. é eleito governador do Paraná em primeiro turno


Ex-secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho, 37 anos, fez uma coligação com nove partidos, e se uniu a nomes de fora da política, como o candidato a senador Oriovisto Guimarães, professor e fundador do Grupo Positivo, que também foi eleito.
Eleito deputado aos 21 anos, o pessedista se posicionou como o “novo” e criticou a “velha política”. Entre suas promessas, estão enxugar a máquina pública, vender prédios do governo, rever a carga tributária e investir em energia eólica. “Eu acredito que é um momento de ruptura política no Brasil. As urnas responderam de uma maneira que talvez poucas pessoas tivessem uma leitura do cenário que aconteceu no dia de hoje (ontem). Foi um recado muito forte que o brasileiro deu para a política tradicional, para os profissionais da política, aqueles que fazem política há muito tempo”, afirmou.
Ratinho Júnior agradeceu pela oportunidade e pela confiança. O governador eleito garantiu que a obrigação dele é trabalhar pelo Estado e fazer com que o Paraná seja referência para o Brasil.
“O nosso compromisso, desse time aqui, é poder fazer com que o Paraná possa ser o Estado mais moderno do Brasil”, disse.
O novo governador afirmou ter convicção de que a esperança do povo brasileiro será resgatada por meio do Paraná.
“Foi uma mudança de conceito, na minha avaliação, que foi demonstrado nas urnas hoje. Eu estou muito feliz, quero aqui externar minha gratidão a todas as famílias do Paraná, a todas as pessoas que confiaram nesse projeto”, disse.
Ratinho Júnior também afirmou que, na sua gestão, as necessidades básicas serão prioridade. “Segurança, questão da Saúde, a Educação que é tão importante e também Infraestrustrura”, pontuou Ele ainda listou quais serão as primeiras medidas dele no governo estadual: “Diminuir o número de secretarias, que é um compromisso que nós temos com o Paraná, redução das mordomias. Começar a fazer toda uma modernização na parte administrativa do Estado, diminuindo o número de prédios alugados, diminuindo frota de carros, trabalhar com eficiência administrativa”.

CAMPANHA
O candidato Ratinho Júnior fez uma campanha tranquila e não se envolveu em conflitos.
Como ocupou cargos durante os dois mandatos de Beto Richa (PSDB), acabou envolvido em polêmicas com a prisão do ex-governador do Paraná na Operação Rádio Patrulha, do Ministério Público Estadual (MP-PR), em 11 de setembro. Richa ficou preso por quatro dias.
Ratinho não é investigado na operação. Após o escândalo envolvendo o ex-governador, Ratinho Júnior afirmou que a fidelidade que havia jurado a Beto Richa foi abalada e que não repetiria o discurso de fidelidade por existirem “indícios de coisas erradas”.
Ratinho Júnior também elogiou a eleição de Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Rede). “São pessoas íntegras e sérias, mas, acima de tudo, apaixonadas pelo Paraná e vão fortalecer o relacionamento em Brasília. Há muito tempo, os senadores não colaboravam entre si”, disse, defendendo que a atuação dos novos
Ratinho ainda anunciou que, no segundo turno da eleição presidencial apoiará Jair Bolsonaro (PSL) contra Fernando Haddad (PT). 

Trajetória política do candidato
Ratinho Júnior nasceu em 19 de abril de 1981 em Jandaia do Sul. É filho do apresentador do SBT, Carlos Roberto Massa, o Ratinho. O candidato é casado desde 2003 com Luciana Saito Massa e tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto. Formado em marketing e propaganda, possui pós-graduação em direito de Estado e especialização em Administração Tributária e Reforma Fiscal e Sociedade. O empresário já trabalhou em emissoras de rádio e de TV.
Em 2002, aos 21 anos, foi eleito deputado estadual, cargo que voltou a ocupar após as eleições de 2014, quando teve mais de 300 mil votos.
Ratinho também se candidatou à Prefeitura de Curitiba, em 2012, sendo derrotado por Gustavo Fruet (PDT).
Foi deputado federal por duas legislaturas, de 2007 a 2011, pelo PPS, e de 2011 a 2015, pelo PSC. Ele se licenciou do segundo mandato para assumir o cargo de secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná. Ratinho também já foi presidente do Paraná Cidade. (AGÊNCIAS)