POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Jr. garante prioridade do governo para projetos sociais

EDISON COSTA NOVO ITACOLOMI

| Edição de 25 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Ratinho Junior (PSD) fez ontem, em Novo Itacolomi, a entrega de 42 casas para famílias carentes. As unidades foram construídas dentro do programa Nossa Gente, em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e Prefeitura de Novo Itacolomi.

O conjunto residencial João Rossato teve investimentos de R$ 2,4 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As casas, totalmente subsidiadas pelo governo do Estado, foram construídas a custo zero para os moradores, atendendo especialmente famílias em situação de vulnerabilidade social.
O governador destacou que a construção dessas moradias faz parte de um amplo programa social do governo do Estado, no sentido de atender às famílias e pessoas pobres em diferentes áreas. “Nosso trabalho é investir no social para que as pessoas tenham uma vida melhor”, disse Ratinho Junior.
Neste aspecto, ele informou que nos próximos dias o governo vai estar lançando outros projetos de alcance social. Um deles será no âmbito da educação em que as escolas vão oferecer três refeições diárias para os jovens que frequentam a rede estadual de ensino. Pelo programa, quem estuda no período matutino vai poder almoçar antes de ir para casa. Quem estuda à tarde também poderá almoçar na escola e haverá ainda janta para quem estuda à noite. “Tem jovem que sai da aula só com a merenda e quando chega em casa não tem o que comer. Isso prejudica o desempenho do aluno em sala de aula”, disse.
Outro projeto será o Cartão Futuro, através do qual os jovens menores de idade terão a oportunidade de estudar e também trabalhar, recebendo ainda cursos de capacitação profissional. “Dizem que menor de idade não pode trabalhar, isso vai acabar aqui no Paraná, os jovens vão estudar e trabalhar também”, garantiu.
Ratinho Junior destacou que logo neste mês de janeiro, após o primeiro ano de mandato, o governo do Estado já está liberando recursos e garantindo projetos para os municípios. Segundo ele, tudo isso é fruto das medidas tomadas logo no início do mandato. “Acabamos com os cargos públicos que atendiam os políticos, reduzimos as secretarias, tiramos o jatinho do palácio e acabamos com as aposentadorias de governadores”, citou.
O governador esteve acompanhado dos secretários Ney Leprevost, da Justiça, Família e Trabalho, João Ortega, do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, do presidente da Cohapar, Jorge Lange, e dos deputados estaduais Delegado Jacovós (PL) e Do Carmo (PSD), sendo recebidos pelo prefeito local Moacir Andreola (PSD), demais lideranças locais e prefeitos da região. A entrega das chaves foi feita no próprio palanque as famílias beneficiadas, depois de o governador visitar uma delas.

DIFICULDADES
O prefeito Moacir Andreola lembrou da luta para conseguir essas unidades habitacionais, uma vez que numa lista de 156 municípios inscritos, o seu era o último e só 50 seriam atendidos. Ele assinala que foi um trabalho longo para conseguir e entregar toda a documentação, o que muitos municípios não conseguiram. “Nós tivemos que acreditar até o fim e conseguimos essas casas para vocês”, disse Andreola aos futuros moradores.