POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Jr. relata experiências do Paraná a prefeitos do México

DA REDAÇÃO

| Edição de 22 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As políticas públicas paranaenses para incentivar o desenvolvimento sustentável, reconhecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como exemplo mundial, foram o tema de uma palestra do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) a prefeitos mexicanos, ministrada na terça-feira (20), na Cidade do México. 

Foi a primeira agenda oficial do governador no país, onde ele está esta semana para uma missão internacional que inclui a realização da quinta edição do Paraná Day, evento promovido pelo Governo do Estado para apresentar a investidores os potenciais econômicos do Estado, além de conhecer soluções para a mobilidade urbana, também tendo em vista a sustentabilidade.
“Como o Paraná foi considerado exemplo para o mundo em desenvolvimento sustentável, fomos convidados a fazer uma palestra a 11 prefeitos do México, além daqueles que participaram de forma remota, para mostrar o que estamos fazendo nessa área”, explicou Ratinho Junior.
“O trabalho de nossa equipe em implantar políticas públicas alinhadas com o desenvolvimento econômico, social e sustentável é uma demonstração de que o Paraná está no caminho daquilo que o mundo tem buscado fazer”, disse.
Um estudo de caso lançado no final de junho pela OCDE mostrou como o Estado avançou, nos últimos dois anos, na aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Único estado do mundo citado na pesquisa da organização internacional, o Paraná se destaca nas áreas energia limpa, proteção ambiental e redução das desigualdades.
Foram justamente esses temas abordados por Ratinho Junior na conversa com os prefeitos mexicanos. Um exemplo é o programa Paraná Energia Sustentável, lançado no início do mês para facilitar a construção de empreendimentos para a produção de energia limpa no Estado, como usinas eólicas, de biogás, biomassa ou hidráulicas.
Também na área ambiental, o programa Paraná Mais Verde busca ampliar a arborização urbana e rural, com a distribuição e plantio de espécies nativas do Estado, incluindo aquelas ameaçadas de extinção, como a Imbuia, Araucária e Peroba Rosa.
Até março deste ano, mais de 3 milhões de mudas produzidas em 19 viveiros do Instituto Água e Terra (IAT) foram distribuídas em todo o Paraná. A estimativa é que esse volume permita a restauração de 1.830 hectares de áreas verdes, o equivalente a 1.830 campos de futebol.