POLÍTICA

min de leitura - #

Recursos para Mauá da Serra

Da Redação

| Edição de 04 de abril de 2024 | Atualizado em 04 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Recursos para Mauá da Serra

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Percorrendo a região para filiações de novos membros, o deputado federal Marco Brasil (PP) esteve ontem em Mauá da Serra com o prefeito Hermes Wicthoff (PSD) para formalizar uma emenda parlamentar de R$ 1,2 milhão. Os recursos serão destinados para a educação do município. Segundo o prefeito Hermes, o dinheiro será revertido em aquisição de móveis  e equipamentos para escolas municipais, fortalecendo o ensino do município. “Quero agradecer, pois é um dia muito feliz para cidade”, comentou o prefeito. Segundo o deputado, o fortalecimento da educação está entre as demandas prioritárias de sua atuação enquanto parlamentar. Além do encontro com o prefeito Hermes, o deputado se reuniu com a base do PP de Mauá da Serra, para discutir as novas filiações e o posicionamento do partido nas eleições municipais.

Filiação partidária 

Quem pretende concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito nas Eleições Municipais de 2024 tem até amanhã para se filiar a um partido político. Essa data-limite é fixada pela legislação eleitoral e corresponde ao prazo de seis meses que antecede o primeiro turno do pleito, marcado para 6 de outubro. Na prática, a expectativa é que as definições ocorram ainda hoje. Nos bastidores, a movimentação é intensa. Na Câmara de Apucarana, pelo menos 8 dos 11 vereadores já sinalizaram mudanças de siglas para as eleições de 6 de outubro. 

Disputa em Cruzmaltina

Com o passar dos dias, o cenário eleitoral vai se desenhando com mais detalhes  na região. Em Cruzmaltina, por exemplo, três chapas se movimentam na corrida pela Prefeitura. O prefeito Natal Casavechia (PL), que tenta reeleição,  anunciou ontem seu pré-candidato a vice. Casavechia vai compor chapa com o vereador Adilson Espanhol, agricultor e também membro do PL. Outros nomes conhecidos da política do município já anunciaram que também querem a Prefeitura. Um deles é o ex-vereador João Antônio Ferreira de Castro, o Bigato, do PP. O ex-prefeito Maurício Bueno (PSDB), que nos últimos anos vinha atuando mais nas articulações políticas, também já afirmou ser pré-candidato a prefeito.

Audiência pública

A Câmara de Apucarana realiza hoje, às 9 horas, audiência pública convocada pela Prefeitura para a elaboração do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025. O público interessado pode participar presencialmente da audiência e também será possível acompanhar as discussões pelo canal do legislativo municipal no Youtube. As exposições da LDO serão apresentadas por servidores da Secretaria da Fazenda, que irão tirar dúvidas de vereadores e da população. A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece as regras para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano seguinte.

Câmara Selo Diamante

O presidente da Câmara de Vereadores de Ivaiporã, Edvaldo Aparecido Montanheri (PTB), divulgou ontem a informação que o legislativo local conquistou o selo Diamante no Índice de Transparência Pública (ITP) de 2023. O índice elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) avaliou 769 portais públicos do Paraná. A Câmara de Ivaiporã está entre os 67 órgãos públicos que atingiram a nota máxima. “Mais do que um reconhecimento, o selo Diamante representa um compromisso da Câmara Municipal de Ivaiporã com a transparência e a gestão responsável dos recursos públicos”, comentou o presidente, destacando que a conquista é reflexo de constantes aprimoramentos na Casa.