POLÍTICA

min de leitura - #

Sérgio Onofre participa de reuniões em Curitiba

Da Redação

| Edição de 18 de janeiro de 2023 | Atualizado em 18 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Sérgio Onofre participa de reuniões em Curitiba

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), cumpre agenda em Curitiba nesta semana. Na terça-feira, ele participou de uma reunião na sede da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Um dos temas abordados no encontro foi o reajuste do piso do magistério em quase 15%, que vem gerando polêmica. Outro tema abordado na reunião foi o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) em 2023 e a influência nos repasses com os dados preliminares do Censo 2022. Presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Onofre colocou o setor jurídico da entidade para auxiliar os prefeitos pertencentes à associação. Ontem, o prefeito de Arapongas se reuniu na capital com o secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, para tratar de parcerias com o município. 

Compasso de espera 

O advogado Luiz Fernando Vilasboas, que representa 12 dos apucaranenses presos em Brasília por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro, diz acreditar na liberação dos clientes nos próximos dias. Ele se baseia nas primeiras decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes analisou até agora 200 dos 1.459 casos de pessoas presas em Brasília. Desse total, 140 tiveram as detenções em flagrante convertidas em prisões preventivas e 60 suspeitos foram liberados. 

Falta de provas 

Em relação aos 60 suspeitos  soltos, Moraes considerou que até o momento não há provas de que eles tenham cometido violência, invasão dos prédios e depredação do patrimônio. Além disso, as pessoas  liberadas têm residência fixa, emprego e bons antecedentes. Essa é justamente a tese defendida por Vilasboas para pedir a liberdade dos apucaranenses. “Já tivemos um grande avanço com as decisões proferidas hoje (ontem), o que vêm a confirmar que estamos com a razão”, diz o advogado.  

Dois anos da vacina

O secretário de Estado da Saúde do Paraná e deputado federal eleito, Beto Preto (PSD), destacou ontem os dois anos da chegada das vacinas contra a covid-19 ao Estado. “Esse foi o início de um novo fôlego de esperança, que se provou indiscutivelmente como a maior ferramenta para o combate à covid, a ciência”, escreveu o apucaranense nas redes sociais. O secretário de Saúde destacou ainda que, desde o início, o governador Ratinho Junior (PSD) priorizou o método científico no combate à doença e o cuidado na vida dos paranaenses. “Hoje, temos a dimensão da importância dessas medidas”, assinalou. 

Tudo em família 

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), nomeou três familiares para cargos do primeiro escalão da administração do estado. Após criar a Secretaria Extraordinária da Primeira Infância, Dantas entregou o comando da pasta para a médica Paula Dantas, sua filha.  Além da filha, o governador indicou Camila Dantas, sua prima, para chefiar a Secretaria da Agricultura. No âmbito do Ministério Público de Alagoas, Paulo Dantas reconduziu sua tia, Samya Suruagy, para o comando da Procuradoria-Geral do Estado. Questionado, ele afirmou que as indicações passaram por “critérios técnicos e políticos”.

VAPT-VUPT

OFÍCIO Um ofício enviado pelo vereador Aroldo Pagan (Podemos) ao Procon de Arapongas, solicitando informações sobre os preços dos combustíveis, chamou atenção no começo deste ano. 

COPIA E COLA No documento, o vereador mistura no mesmo texto outro pedido de informações sobre a sinalização do Conjunto Caravelle. Seria o Ctrl+C + Ctrl+V, o velho copia e cola?

SALÁRIO MÍNIMO O presidente Lula determinou a criação de uma nova política de valorização do salario mínimo. Por enquanto, permanece, pelo menos até maio, o valor já vigente, de R$ 1.302