POLÍTICA

min de leitura - #

Tribunal de Contas orientam prefeitos e técnicos sobre contratos e licitações

Editoria de Política

| Edição de 09 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitos, secretários e técnicos de prefeituras e de câmaras de todo o Norte e Noroeste do Estado estiveram ontem em Apucarana, onde participaram de um curso sobre licitações públicas e contratos. Mais de 600 pessoas compareceram ao treinamento, que aconteceu ao longo do dia no auditório Gralha Azul, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O evento é uma promoção da Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR)), com o apoio da Prefeitura de Apucarana. 

Imagem ilustrativa da imagem Tribunal de Contas orientam prefeitos e técnicos sobre contratos e licitações


O curso foi aberto pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Nestor Baptista, em ato que contou ainda com a presença do prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), de Luciane Gonçalves Franco, diretora-geral do TCE, de Rafael Gonçalves Ayres, coordenador-geral de fiscalização do TCE, e do professor Daniel Fernando Matheus Gomes, diretor do campus Apucarana da Unespar. 
Também estiveram presentes na abertura os prefeitos de Sarandi, Jandaia do Sul, Kaloré, Iretama, Farol, Porto Rico, Rolândia e Marilândia do Sul. O prefeito de Apucarana, como anfitrião do evento, falou em nome dos demais gestores. “Para nós é uma honra receber este evento, que trata de um tema tão importante que é a gestão do dinheiro público. O curso vem ao encontro daquilo que a população deseja. As pessoas querem mais eficiência e transparência, querem ver os serviços acontecendo e que o dinheiro público seja bem empregado”, ressaltou o prefeito. 
Junior da Femac enalteceu a iniciativa de interiorizar o treinamento, reunindo em Apucarana técnicos de vários municípios. “Este momento é fundamental. Para nós é muito importante quando o Tribunal de Contas vem para o interior do Estado, trazendo orientações e formação para que nós possamos fazer corretamente as coisas. É uma oportunidade que os profissionais que lidam diariamente com essas questões estão tendo para tirar dúvidas e fazer questionamentos”, frisou. 
De acordo com o presidente do Tribunal de Contas, o curso visa promover a discussão e a apresentação de soluções relacionadas a licitações públicas e contratos. Entre os pontos abordados durante o treinamento estão a aquisição de medicamentos e pneus, contratação nas áreas de publicidade, iluminação pública, visitas técnicas do TCE, planilhas de custos, registro de preços e pregão. “Semanalmente, os nossos técnicos estão em regiões do Estado levando conhecimento. São profissionais altamente capacitados, dos quais 95% possuem nível superior e temos 40% com mestrado ou doutorado”, ressalta. 
Nestor Baptista citou algumas denúncias que chegam ao Tribunal de Contas, como as relacionadas à aquisição de pneus. “São casos assustadores. Há município que tem 10 veículos e compra pneus para 100. Há ainda a situação de um pneu que custa R$ 300 em determinado município e o mesmo pneu é adquirido numa cidade próxima por R$ 480”, exemplifica.