POLÍTICA

min de leitura - #

Vereadores de Apucarana discutem rede de esgoto nos distritos

Editoria de Política

| Edição de 11 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Acompanhados do gerente regional da Sanepar de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, os vereadores Gentil Pereira (PV), Marcos da Vila Reis (PSD) e Poim do Pirapó (PSB) estiveram no início desta semana na sede da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em Londrina, onde se reuniram com o gerente geral da Região Noroeste, Rafael Malaguido.

Imagem ilustrativa da imagem Vereadores de Apucarana discutem rede de esgoto nos distritos


Na pauta, a ampliação da rede coletora de esgoto que abrange os distritos de Pirapó e Vila Reis, Jardim Curitiba e Jardim Interlagos. “Nossa meta é buscar sempre o que pode melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade. Água potável e saneamento são pautas constantes na Câmara de Apucarana. Tivemos uma reunião produtiva e positiva, com muitos assuntos para discutir, entre eles a possibilidade da conversão do Contrato de Concessão de Apucarana com a Sanepar que é de 2003, com vigência até 2033, para o Contrato de Programa”, adiantou o vereador Marcos da Vila Reis. 
Poim destacou que uma das cláusulas do atual contrato é de que a companhia atenda o Município com percentual de 80% da população com Sistema de Esgotamento Sanitário. “Sabemos que a empresa tem atendido o contrato e que as obras estão sendo realizadas em Apucarana, mas estamos em busca do sistema de esgoto para os distritos de Pirapó e Vila Reis, Interlagos e Jardim Curitiba e para isso a proposta, feita pelo Rafael, foi apresentada para todos nós. Queremos melhorar e ampliar cada vez mais essa prestação de serviços para a nossa população”, relatou.
Rafael Malaguido salientou que a alteração dos Contratos de Concessão para Contratos de Programa é feita através da Lei Federal 11.445, em combinação com o Plano Municipal de Saneamento Básico, formalizado pelo Município. 
Essa é uma nova proposta que vem sendo apresentada pela Sanepar para os municípios.
A modalidade Contrato de Programa tem como tem como vantagem o detalhamento dos investimentos atrelados à sua efetiva aplicação e ao ano de execução. 
Ficou acertado para esta quinta-feira um encontro com o prefeito Junior da Femac (PDT), diretoria da Sanepar e vereadores para discutirem a possibilidade da conversão dos contratos.