Saiba mais sobre o tratamento da obesidade com ajuda de especialista

| Edição de
Saiba mais sobre o  tratamento da obesidade com ajuda de especialista

Perder peso pode se tornar fácil quando se trata a causa que leva à obesidade, e a especialidade médica responsável por esse tratamento é a endocrinologia, porém, o médico deve ser um endocrinologista, credenciado com número de RQE) e inscrito no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
O difícil mesmo é manter o peso perdido, mesmo com o tratamento seguindo as regras adequadas, tanto na alimentação, quanto na medicação. Nessa fase de manutenção, uma atividade prazerosa de criação de massa corporal magra pode ser necessária para pacientes que tem dificuldade de preservar a massa muscular. 
Medicações anti-obesidade podem ser necessárias no longo prazo para se manter o peso e não voltar a engordar, do mesmo jeito que ocorre com o tratamento do diabetes, da tireoide, da hipertensão arterial e outras doenças crônicas. Parando-se com a medicação para essas doenças, um antidiabético oral, por exemplo, ocorrerá uma piora da glicemia, assim como quando se para inadvertidamente com uma medicação para obesidade, volta- se a engordar. 
A perda de peso é apenas uma parte limitada do tratamento que pode durar um tempo variável a depender da causa da obesidade, da genética do paciente, e não dura mais que um ano. O controle do peso deve ser feito pelo resto da vida por aqueles que têm tendência a engordar. 

Escrito pelo endocrinologista José Cervantes Loli