Uma vinícola na Serra de Apucarana

| Edição de
Uma vinícola na Serra de Apucarana

Localizada na Serra de Apucarana, na margem da rodovia PR 170, também conhecida como Rodovia do Milho, a vinícola Casa Carnasciali abre em junho de 2019 para visitação. O projeto foi elaborado em 2000 pelo empreendedor Rogério Carnasciali, de Apucarana, mas a a implantação ocorreu em janeiro de 2013. 


Durante 13 anos foram realizadas pesquisas para realização de um vinhedo com uvas viníferas de alta qualidade. O manejo utilizado nos vinhedos da Casa Carnasciali é referenciado como agricultura de precisão. “O sistema de condução das parreiras é em linha, chamado espaldeira, o que possibilita a planta receber mais sol e vento, evitando as doenças. Resultado desse cuidado se transforma em benefício com a utilização de menos defensivos agrícolas”, explica. 


Rogério explica que em 2018 não foram utilizados inseticidas e que a partir de 2019 será iniciado a implantação do manejo biológico, ou seja, sem a utilização de produtos químicos. “A proposta da Vinícola Casa Carnasciali, além de apresentar um vinho diferenciado de alta qualidade, com um novo terroir, é também tornar-se um atrativo turístico integrado ao turismo regional do Vale do Ivaí. A visitação ao público será aberta em junho do próximo ano”, conta. 

As fotos da reportagem foram feitas por Delair Garcia. 

Leia mais na revista impressa!