VAMOS LER

min de leitura - #

Jornal e Maquete para aprender sobre Energias Renováveis

Escola Monsenhor Arnaldo Beltrami

| Edição de 05 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os alunos dos 5º anos A e B da Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami aguardam ansiosamente o jornal que chega à escola todas as quintas-feiras. Para eles, esse dia da semana é especial, pois os alunos saem da rotina para vivenciar diversas propostas pedagógicas que as professoras Dayane Teixeira Correia dos Santos 5º A e Maria Regina Madalena da Silveira 5º B propiciam semanalmente com este recurso, tudo planejado com o apoio da coordenadora pedagógica Berenice Galdino da Silva Figueiredo.
Segundo as professoras, o jornal é um recurso de incentivo à leitura, à escrita e ao desenvolvimento crítico dos alunos, além de permitir uma relação mais aprofundada com os meios de comunicação, deixando de lado um perfil passivo e conformado, exercendo uma postura questionadora e criteriosa.
 

No dia 10 de setembro de 2018, as professoras do 5º ano participaram de um curso sobre “ Energias Renováveis”, oferecido pelo Projeto Vamos Ler e Autarquia Municipal de Educação, na estação ecológica Mina D’água com a presença da bióloga Milena Navarro. Na ocasião, as professoras conheceram um pouco mais sobre o tema e puderam repassar o tema aos alunos, em sala de aula, com o apoio do jornal.

 

O tema “Energias Renováveis” faz parte do currículo do 5º ano e foi trabalhado de forma lúdica com a construção de maquetes simulando usinas eólicas, hidrelétricas e fotovoltaicas. Este material será utilizado para os alunos, posteriormente, explicarem às outras turmas da escola como funciona o processo de geração de energia limpa e o quanto ela é importante para a qualidade de vida.
Segundo os professores, os alunos adoraram participar da construção das maquetes e, no momento, estão se preparando para repassar o conhecimento às outras turmas.