VAMOS LER

min de leitura - #

Mudar o mundo é enxergar além do que os olhos podem ver!

Escola Bento Fernandes

| Edição de 06 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A prática da leitura em sala tem tomado a proporção devida no meio educacional, sabendo-se da eficácia dos benefícios que a mesma traz aos leitores, sejam eles de quaisquer idades. O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente quanto à ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhorando a qualidade das intervenções verbais, alargando as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade.

A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo têm elevado a participação dos alunos e também da família, com questionamentos, informações, curiosidades, interação, opiniões e trabalhos em equipe. Esse tipo de trabalho abrange outros aspectos na formação, como o respeito as diferenças e valorização de oportunidades.

Analisar o conteúdo noticiado de maneira crítica é uma tarefa que deve ser inserida diariamente aos alunos. "Mais que ler as palavras é preciso compreender o significado delas, diferenciar e entender as escolhas feitas por quem escreveu o material, lendo o que, implícito, e o que está atrás das linhas, ou seja, que requer a interpretação do leitor" e para desenvolver tal habilidade requer prática, o que temos tido a oportunidade de oferecer aos nossos alunos, apostando então em uma melhor formação com futuro promissor reservado a eles.

No decorrer das semanas temos trabalhado de formas variadas com os jornais que temos recebidos e com eles as informações atualizadas, as quais nossas crianças ficam na expectativa para saber qual a novidade do momento. Segue um pequeno relato sobre as práticas desenvolvidas:

“ Eu gostei de uma atividade que a professora pediu para trazermos uma foto de quando éramos pequenos, depois fizemos uma análise dos acontecimentos de acordo com o tempo que se passou até nossa idade atual, assim como as notícias que se atualizam dia após dia”. ( Raphael Henrique Acedo – 11 anos)

 “Lembro do cartaz bem grande que minha turma fez sobre os signos, cada um leu o seu signo e falou sua opinião a respeito desse assunto. Depois o colocamos no pátio da escola e no recreio foi a maior novidade.” ( Katleyn Jarenki da Silva Braga – 10 anos)

-“O caderno do Jornal que eu mais gosto é o de Esportes, sou uma menina de 11 anos e adoro participar de jogos e campeonatos de futebol. Sempre quero saber tudo que acontece no mundo dos esportes.” ( Arielly de Castro Rodrigues Xavier)

“Uma atividade que adorei fazer foi quando entrevistamos uma pessoa que poderia ser da família ou amigo, depois desenhamos e colorimos e montamos a nossa coluna social.” ( Sariane Oliveira de Araújo- 11 anos)

 

Escola Bento Fernandes Dias

Professora Luzia Ardissom Torresan

Diretora: Silmara de Cássia Dalcoli Alves

Coordenadora: Luciana dos Santos