Alunos comentam a importância do jornal em sala de aula

| Edição de
Alunos comentam a importância do jornal em sala de aula

A leitura abre um leque de possibilidades, desenvolve a criatividade, a curiosidade e o senso crítico. Assim, vale ressaltar que o Projeto Vamos Ler tem contribuído sobremaneira para com as atividades acadêmicas dos alunos. As informações que o jornal traz são contextualizadas e trabalhadas junto aos conteúdos de forma interdisciplinar.
Seguem pareceres e depoimentos dos alunos a respeito desse trabalho, bem como sobre a importância do jornal na aprendizagem deles. Os depoimentos foram feitos a partir de entrevistas realizadas pelos próprios alunos, simulando uma entrevista para o jornal.

 

DEPOIMENTOS 

“O uso do jornal na escola é uma coisa extraordinária, pois se tem uma informação a mais. O que facilita muito na hora de fazer pesquisas. Hoje em dia é raro se ler jornal por conta da internet, mas nem tudo que a internet possibilita ler é verdade. Usamos o jornal em várias matérias. Ele nos possibilita ter mais conhecimento de culturas diversas, é como um portal para um mundo de conhecimentos. A cada página que leio o conhecimento aumenta.”

 GABRIELLY DE JESUS NEVES

 “Quando recebemos o jornal, toda quinta-feira, saímos da sala e nos reunimos para fazer a leitura, geralmente no pátio. No dia seguinte fazemos atividades relacionadas aos conteúdos dele. É muito bom.”

MATHEUS GABRIEL DOS SANTOS VENANCIO

 

“Eu gosto do jornal porque tem bastantes coisas pra se aprender. Tem o Projeto Vamos Ler e a cruzadinha, que é muito legal. Além disso, nós usamos o jornal para fazer as atividades de todas as matérias.”

PETERSON GABRIEL GALDENCIO LOPES

 

“Eu leio e escrevo porque se eu ler muito posso me tornar uma grande leitora, e se escrever muito posso me tornar uma grande escritora. Gosto de todos os cadernos do jornal, mas o que mais gosto é da parte do Vamos Ler.”
VITÓRIA DE SOUZA DOMINGUES

 
“Nós, os alunos do quinto ano, aprendemos muito com o jornal, principalmente a ler e escrever melhor. Ele nos ajuda nas aulas de Português, História, Matemática, Geografia e Ciências. Também fazemos à cruzadinha. É muito bom.”

FELIPE LOPES DE LIMA
 

“Eu acredito que o Projeto Vamos Ler, do Jornal Tribuna do Norte, incentive as crianças a ler mais e ter mais conhecimento do lugar que vivemos. Eu gostei muito de conhecer o jornal.”

MARIA EDUARDA GONÇALVES

 
“Nossas aulas ficaram mais interessantes com o uso do jornal. Além disso, ele nos ajuda a ficar por dentro do que acontece na nossa cidade, no país e no mundo.”

IZADORA DE CÁSSIA PEREIRA DA SILVA

 
“Na escola eu e meus amigos fazemos várias atividades legais sobre o jornal. Ele já entrou em diversas matérias como História, Português e Produção de texto. Assim que terminamos essas atividades, vamos para o pátio para ler o jornal juntos e conversar sobre o que lemos. Eu gosto muito do jornal porque ele nos traz informações do que está acontecendo no nosso dia a dia.”

LAURYELLEN ALVES DE OLIVEIRA

Patrocinadores

sponsor