Alunos da Escola Mateus Leme produzem Jornal dos Sonhos

| Edição de
Alunos da Escola Mateus Leme produzem Jornal dos Sonhos

O jornal se tornou um instrumento pedagógico muito importante para se trabalhar com os alunos, trazendo para o ambiente escolar a comunicação, sendo um grande incentivo para a aprendizagem e para a construção de saberes.

Estar em contato com o jornal é uma oportunidade para refletir sobre assuntos que fazem parte do nosso dia a dia, sendo essas notícias boas ou más.

Reconhecer a força desse meio de comunicação que chega a muitos lares brasileiros e utilizá-lo como instrumento de desenvolvimento crítico e reflexivo fez com que os alunos do quinto ano da Escola Municipal Mateus Leme criassem seu próprio jornal. Intitulado como “Jornal dos Sonhos”, os alunos refletem e discutem sobre algumas manchetes do noticiário brasileiro e desenvolvem notícias dos cenários econômicos, políticos, social e até mesmo do entretenimento.

Os alunos identificaram em muitas notícias situações que desanimam e entristecem o povo brasileiro, notícias que favorecem somente o setor político deixando de lado a classe trabalhadora. Esses temas foram ponta pé inicial pra o desenvolvimento de assuntos que cada um gostaria de ler diariamente nos tablóides do nosso Brasil, tais com “Cobrança justa dos impostos”, “Aumento do salário do povo brasileiro”, “Investimento público em pesquisas para a cura do Câncer”,” Investimento na Educação em todos os níveis”, etc.

Por ser um recurso rico em inovação e dinamismo o “Projeto Vamos Ler” tem como o objetivo principal desenvolver o senso crítico, reflexivo e atuante dos nossos futuros cidadãos, além é claro de incentivar a leitura como prática interessante e desafiadora.

 

Escola Municipal Mateus Leme.

Diretora: Silvia Regina Miranda

Coordenadoras: Hercilia Maria Pereira Lima

                           Tânia Maria Antonio dos Santos

Professoras: Andréa Cristina Moreira Alves

                     Vanessa Lucia Santiago

Patrocinadores

sponsor