Alunos produzem seu próprio jornal.

| Edição de
Alunos produzem seu próprio jornal.

O gênero textual notícia é amplamente trabalhado na Escola Municipal Juiz Luiz Fernando Araújo Pereira, pois tem função social, educativa e informativa.

    Os alunos do 5º ano ”A”, além de terem acesso a este gênero textual semanalmente, por meio do Jornal Tribuna do Norte, também estão produzindo seu próprio jornal dentro do Projeto Cultural Vamos ler.
    Primeiramente, os alunos manuseiam o jornal, leem atentamente as notícias e começam a produzir seu próprio jornal, baseados nos conhecimentos adquiridos com os noticiários lidos.
    Separados em dupla, eles colocam em prática as explicações da professora Patricia Cardador. Esta orienta a elaborarem seus jornais por partes, como por exemplo: notícias policiais, notícias políticas, coluna social, obituário, esportes, opiniões, classificados, publicação legal, temperatura  etc.

    A experiência de produzir seu próprio jornal é empolgante, relata o aluno Gustavo Tukumantel Morgado. Ele acrescenta que se sentiu muito importante vendo as notícias que ele próprio produziu, seus desenhos, seus esforços, sua criatividade.

    “Vemos a emoção das crianças produzirem os jornais, querem levar para casa, para que seus pais vejam como foram criativos e comparam os assuntos com os impressos no jornal oficial, despertando o prazer da leitura também aos seus pais”, afirma a professora.

 

 

DIRETORA: Cláudia Regina Locatelli

PROFESSORA: Patrícia Natalino Cardador


 

Patrocinadores

sponsor