Eleições 2018 foi tema de discussão e aprendizado para os alunos da Escola Senador Marcos de Barros Freire

| Edição de
Eleições 2018 foi tema de discussão e aprendizado para os alunos da Escola Senador Marcos de Barros Freire

Professora: Micheli Thae Manosso


Diretora: Vania Fenimani da Silva Santos

 


                A utilização do jornal em sala de aula vem despertando nos alunos da Escola Mun. Senador Marcos de Barros Freire um maior interesse pela leitura. É uma excelente ferramenta para discussões acerca de assuntos atuais. Um dos temas trabalhados com as turmas envolvidas foi a Eleição 2018 e a importância do resultado da mesma em suas vidas.

            Foram trabalhados diversos assuntos como as propostas dos candidatos, noções de cidadania, importância do voto consciente, democracia, corrupção, estudo de pesquisas e gráficos e o mais relevante foi o momento em que puderam opinar e esclarecer dúvidas sobre os acontecimentos a respeito das eleições.

            “Um dos momentos mais produtivos e significativos foi a discussão sobre Fake News, o que gerou muita conversa e esclarecimentos e os alunos puderam participar opinando e contando o que sabem e já presenciaram”, comenta a professora Micheli Thae Manosso.

            Por meio do jornal, os alunos e seus familiares puderam acompanhar o andamento das eleições e alguns deles até conheceram seus candidatos e decidiram seu voto.

            Com as atividades e discussões os alunos entenderam de forma concreta que todos somos cidadãos, que temos direitos e deveres e que a nossa participação é muito importante para a construção de uma nação próspera e digna de ser vivida.

            “Gostei muito do Projeto Vamos Ler, adoro ler sobre política e gosto de acompanhar como anda nosso país. Fizemos um telejornal, como o da TV, o Tribuna Escolar. Fui escolhida como jornalista e assunto que escolhi falar foi sobre a posição dos candidatos após o 1º turno das eleições. Através da leitura do jornal, tenho certeza que eu e meus colegas seremos bons cidadãos”, Yasmim Batista Kadaha, 10 anos.

            “O projeto nos ajudou na leitura, conseguimos saber o que acontece em nosso país. Lemos muito sobre as eleições e discutimos sobre as Fake News , que na minha opinião não foi nada legal e prejudicou alguns candidatos, espalhando notícias falsas e as pessoas nem sabem se é verdade”, Giovana Soares, 10 anos

Para encerrar as atividades sobre o tema Eleição 2018, realizamos em sala um jornal falado intitulado “Tribuna Escolar”, em que os alunos puderam encenar um telejornal com leitura dos principais assuntos escolhidos por eles, previsão do tempo e entrevista com outros alunos sobre a preferência do eleitor para a produção de uma pesquisa eleitoral. 
 

 

 

 

Patrocinadores

sponsor