Notícias sobre o período eleitoral motivam a simulação de eleição dos alunos do 5º ano na Escola Municipal Professor Alcides Ramos.

| Edição de
Notícias sobre o período eleitoral motivam a simulação de eleição dos alunos do 5º ano na Escola Municipal Professor Alcides Ramos.

Diretora: Andressa Ariane dos Santos Prado Zanoni


Coordenadora: Edileusa de Assis Lucas

Professoras: Janete Aparecida Primon / Taynara de Oliveira Caversan

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Alcides Ramos veem no uso do jornal um novo momento de aprendizagem, pois entram em contato com diferentes tipos de informações trazidas por esse grande meio de comunicação.

Segundo as professoras, Janete Aparecida Primon 5º ano A e Taynara de Oliveira Caversan 5º ano B, o jornal compõe uma grande estratégia de ensino, visto que, a partir do trabalho com o jornal o aluno é capaz de ler, analisar, compreender e desenvolver o senso crítico, promovendo o contato com a realidade social e incentivando o hábito de atitudes cidadãs.

Motivados pelas notícias acerca do atual cenário da política, houve um notável interesse por parte dos alunos quanto ao processo de candidatura e eleição dos candidatos. Assim, foram primeiramente discutidas as notícias sobre pesquisa eleitoral, planos de governo dos candidatos e suas ações na sociedade, com o auxílio do jornal semanal disponibilizado à escola.

Após a sistematização do contexto político, montou-se na sala de aula uma simulação de “Eleição mirim”. Foram escolhidos um presidente e seu vice de cada 5º ano, para ser o candidato representante da turma, em uma eleição na escola. Estes, por sua vez, elaboraram planos de ações com melhorias para a escola, divulgando suas campanhas. A eleição ocorrerá no dia 19/10.

Os alunos e professores aproveitaram para dar seus depoimentos sobre a leitura do jornal em sala de aula:

“O uso do jornal é muito importante, nós aprendemos sobre várias notícias entre elas as eleições, fazendo a eleição na sala podemos compreender como ela ocorre em nível nacional” Aluno: Miguel Henrique Baumman Rodrigues, 5º ano A.

“Foi nítido o interesse dos alunos sobre o processo das eleições, assim que o jornal chegava na sala, eles se dirigiam as notícias, e já iniciavam debates sobre o atual cenário político, o que motivou a estudar os planos de governo dos candidatos a presidência”. Professora Taynara de Oliveira Caversan 5º ano B
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Patrocinadores

sponsor