CIDADES

min de leitura - #

Aluno é selecionado para intercâmbio na Nova Zelândia

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O estudante apucaranense Diogo Bettin Dutra dos Reis, de 14 anos, que comemora aniversário no dia 27 de fevereiro, ganhou um presentão adiantado: um intercâmbio para conhecer a Nova Zelândia. Apesar de ter nascido em Apucarana, o jovem que vive atualmente em Novo Itacolomi - ele estuda no Colégio Estadual Tomé de Souza -  vai conhecer o outro continente.

A notícia recebida nesta semana foi informada pela Secretaria do Estado da Educação do Paraná, que divulgou o resultado dos 100 alunos selecionados para participar do programa “Ganhando o Mundo”. A seleção, que tinha como critério as notas e a frequência do aluno durante o ano letivo de 2020, ocorreu em duas etapas.  
Na primeira, foram classificados 363 estudantes, representando municípios do Paraná. Já na segunda etapa e final, foram classificados os 100 alunos com as maiores notas. Para a mãe de Diogo, a autônoma Ariane Correa Dutra, o jovem sempre foi estudioso e dedicado. “Quando a gente morava em Apucarana, ele ganhou a Redação do Café, por exemplo. Diogo sempre foi dedicados aos estudos”, conta. 
Para a mãe, o adolescente é motivo de orgulho para toda a família. “Ele merece todo esse reconhecimento. Como diz o programa “Ganhando o Mundo”, sabemos que esse vai ser só o começo para ele”, comemora.
Entre os 100 selecionados no programa, há mais quatro estudantes da região que vão passar seis meses fora: a araponguenses Camila Vendruscolo, estudante do Colégio Francisco Bastos; Julia dos Santos Correa, estudante do Colégio Rebouças, em Marilândia do Sul; Andrei Aparecido Valério, da escola Rui Barbosa, de Jandaia do Sul e Luzia Pires Parra, aluno do Colégio Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí.
Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior serão custeados pela Secretaria da Educação e do Esporte. O intercambista também receberá uma ajuda de custo mensal de R$ 800.