CIDADES

min de leitura - #

Apucarana adere a campanha internacional de combate à violência contra a mulher

DA REDAÇÃO

| Edição de 28 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Desde 2013, Apucarana participa da campanha internacional de combate à violência contra a mulher, com atividades como encontros e fóruns. Neste ano, as atividades tiveram início na última quarta-feira (25) e seguem ao longo de 16 dias.

Apucarana é considerada modelo no Estado por dispor de uma rede de atendimento com serviços especializados como Delegacia da Mulher, Secretaria da Mulher e Centro de Atendimento à Mulher (CAM), que oferece gratuitamente serviços na área de advocacia, psicologia e serviço social. Mesmo durante o período de pandemia, os atendimentos não cessaram. Somente este ano, o CAM atendeu 3.576 mulheres enfrentando violências.
A delegada da Mulher, Sandra Nepomuceno, destaca a importância da cidade como modelo de atendimento à mulher. “Apucarana é sempre a primeira cidade do interior do Estado a receber projetos pioneiros, como o Cemsu (Central de Medidas Socialmente Úteis), do Poder Judiciário, que visa dar atendimento à vítima e também ao agressor, que precisa de tratamento também para não voltar a praticar violência”, explica.
O prefeito Junior da Femac assegura a manutenção dos serviços. “É inaceitável este tipo de conduta na sociedade e vamos seguir dando todo o suporte possível neste enfrentamento”, assinala.
Para a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, o objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre este grave problema. “Mesmo a violência mais velada, a violência emocional, mais sutil, causa malefícios à mulher, que adoece física e mentalmente”, diz a secretária.