CIDADES

min de leitura - #

Apucarana coleta 700 toneladas de resíduos têxteis em 8 meses

DA REDAÇÃO

| Edição de 08 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 700 toneladas recolhidas em 8 meses. Esse é o balanço do serviço de coleta de resíduos têxteis implantado pela prefeitura de Apucarana em agosto de ano passado, sem custo para os cofres públicos e empresários. 

O serviço que chegou para solucionar um problema que vinha sendo enfrentado há décadas no município foi colocado em prática a partir do credenciamento pela prefeitura da empresa Ecovip que está coletando e dando a destinação correta de tiras, retalhos, linhas e outros resíduos descartados pelas indústrias de roupas, confecções, bonés, entre outros produtos têxteis. 
“É bastante positivo o resultado desse credenciamento da Ecovip pela administração municipal. Praticamente foi reduzido a zero o lançamento de resíduos têxteis no meio ambiente em nosso município”, avalia secretário municipal do Meio Ambiente, Gentil Pereira. 
A Ecovip coleta os residuos têxteis diretamente nas indústrias do vestuário e também por intermédio de um ecoponto junto ao “box 19” do antigo IBC da Vila Nova. De acordo com a prefeito Junior da Femac, o sucesso da inciativa se deve a adesão dos empresários e pela qualidade do serviço de coleta realizado pela empresa credenciada. “Procuramos uma solução para esse problema que vinha sendo debatido há anos e é muito gratificante constatar que a solução que apresentamos deu certo. Temos hoje um serviço modelo e referência para o país na área de logística reversa e destinação ambiental de resíduos da indústria têxtil”, afirma o prefeito. 
O material coletado das empresas de Apucarana passa por triagem e vira matéria-prima para fabricação de barbantes, além de ser usado como forro.