CIDADES

min de leitura - #

Apucarana e Arapongas anunciam novas faixas etárias de vacinação

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a chegada de novas doses, no final de semana,  municípios da região estão avançando no esquema de imunização do coronavírus. 

Em Apucarana, uma nova etapa da vacinação tem início nesta terça-feira (22), quando serão imunizados os apucaranenses de 51 anos e haverá a continuidade do atendimento para as pessoas de 52 anos e outras faixas etárias já autorizadas que não tomaram ainda a vacina.
Ontem, com início da vacinação no grupo de 52 anos, houve grande procura no Ginásio de Esportes Lagoão. Segundo balanço da AMS,  1.002 pessoas foram imunizadas.
O vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega, reforça a orientação sobre os documentos que devem ser apresentados no momento da vacinação: cartão do SUS ou CPF, documento com foto e comprovante de residência que pode ser conta de luz, água e telefone com no máximo 90 dias da data de emissão, e ainda um documento bancário e contrato de aluguel. 
Em Arapongas, a Secretaria Municipal da Saúde deu início ontem à vacinação das pessoas com 54 anos completos e hoje vai imunizar a faixa etária dos 53 anos, seguindo em idades decrescentes até sexta-feira. A partir de amanhã, além da população geral,  o município vai imunizar os caminhoneiros. A estimativa da Secretaria de Saúde é que mais de 3 mil trabalhadores desta categoria recebam as primeiras doses do imunizante. “Esperamos avançar ainda mais na imunização. Levando também em consideração o esquema por faixa etária também realizado no decorrer da semana. Agradecemos as duas Associações de Caminhoneiros de Arapongas que contribuíram na articulação desse novo grupo”, disse. o secretário de Saúde Paludetto Júnior.

MAIS DOSES
Paraná recebeu ontem mais 451.750 doses da vacina contra a Covid-19. Os imunizantes, produzidos em parceria pela AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), integram o 26º lote encaminhado pelo Ministério da Saúde.
A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é começar a distribuição para as 22 regionais que formam o sistema público de saúde do Estado ainda hoje. 
De acordo com a pauta de distribuição, todas as doses são destinadas à conclusão do ciclo de imunização de grupos prioritários. São 404.242 doses para as pessoas de 60 a 64 anos (o equivalente a 71% do total) e 2.277 doses para trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas (6% do grupo). As demais doses vão para reserva técnica.