CIDADES

min de leitura - #

Apucarana e Arapongas estão acima da média estadual em índice de testagem do Covid-19

Cindy Santos

| Edição de 30 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Arapongas e Apucarana estão investindo na estratégia de super-testagem para identificar novos casos da Covid-19. Com alto número de exames realizados, ambos os municípios se destacam com índices superiores a média estadual e nacional. Desde o começo da pandemia, Arapongas realizou 12,66 testes por cada mil habitantes - mais de cinco vezes a média estadual -, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde. Já Apucarana fez 6,2 testes por mil habitantes no mesmo período, segundo a Autarquia Municipal de Saúde (AMS). 

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) contabilizando na última segunda-feira (25), apontam que o Paraná fez 26.063 testes, uma média de 2,3 para cada mil habitantes desde o começo do surto. Em todo o Brasil, foram feitos 460.102 procedimentos, uma média de 2,2 por mil habitantes, segundo publicado pelo Ministério da Saúde no dia 26. 
Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Arapongas, Fernanda Golas, observa que o número de confirmações está aumentando no município justamente por conta dos exames realizados diariamente, sobretudo os testes rápidos. Ontem, o município contabilizou 66 diagnósticos positivos da doença, destes 45 foram identificados por testes rápidos e 21 por exames realizados pela rede pública e laboratórios credenciados. No total, o município já fez 1.235 testes rápidos e 222 laboratoriais. 
“A nossa capacidade de testagem aumentou. Temos buscado realizar 25 testes por dia em pessoas com sintomas. Quando o caso é identificado já podemos iniciar ações, como o isolamento domiciliar evitando que o vírus se alastre”, explica. 
A coordenadora também esclarece que os resultados positivos identificados pelos testes rápidos não são contabilizados no boletim divulgado diariamente pela Sesa. “Esses dados não entram na estatística por enquanto, mas o Estado está verificando uma forma de incluir, até porque são testes autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, e têm 98% de sensibilidade”, afirma.   
APUCARANA
De acordo com a AMS, o município já testou 808 pessoas para o novo coronavírus. Desse total, 570 são testes rápidos, 171 de casos enviados para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba, e 77 de exames realizados em laboratórios particulares. 
Até ontem, Apucarana tinha 50 casos confirmados. O prefeito, Junior da Femac, destaca a estratégia de Apucarana de investir na testagem da população. “Quando procurei o pessoal da saúde para discutir alternativas de como manter os empregos no comércio, duas coisas me foram apresentadas: incentivar o uso de máscara e a higienização das mãos, e testar a população com sintomas”, assinala o prefeito Junior da Femac. 
Ele destaca que os números revelam que o município vem conduzindo de forma satisfatória a sua estratégia de enfrentamento do novo coronavírus. “Apucarana foi uma das primeiras cidades que buscou e comprou testes rápidos e isso veio de encontro com a política da Sesa e do Ministério da Saúde. Hoje temos esse patamar e continuamos lutando em para saber onde está o vírus para bloqueá-lo”, enfatiza o prefeito.