CIDADES

min de leitura - #

Apucarana reforça fiscalização para coibir descarte de lixo no Jaboti

DA REDAÇÃO

| Edição de 09 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um dos pontos mais frequentados pelos apucaranenses, o Parque Municipal do Jaboti é também um dos locais com maior acúmulo de lixo. Apesar das lixeiras instaladas ao longo da pista de caminhada e em outros pontos, os visitantes deixam para trás garrafas, sacolas plásticas e até pedados de móveis. O desrespeito à lei ambiental tem sido um desafio para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) que anunciou maior rigor na fiscalização. 

“Desde segunda-feira estamos percorrendo o parque e abordando os frequentadores para levar orientações, promover conscientização sobre a responsabilidade de todos na manutenção da limpeza deste logradouro público”, relata Gentil Pereira, secretário Municipal de Meio Ambiente.
Grande parte do problema, aponta o secretário, está concentrado na conduta de pescadores e também de frequentadores de final de semana. Restos de alimentos, latas, garrafas, sacos plásticos, papelão, vasilhames diversos, peças de roupas, ferragens, pneus, pedaços de móveis, linhas de pesca, são alguns materiais recolhidos frequentemente pela equipe de manutenção do parque
“Semana passada, no período da noite, flagramos pescadores acendendo uma fogueira. Ao serem notificados, prontamente atenderam as orientações, evitando a lavratura de multa. Também atendemos uma denúncia da construção de um trapiche clandestino de quatro metros junto à mata aos fundos da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) onde, juntamente com a Polícia Militar Ambiental, promovemos o desmanche. Como ninguém estava no local, não houve notificação”, conta.
O descarte de qualquer lixo ou entulho em áreas como o Parque Jaboti é enquadrado como crime ambiental. “Além de notificação, o infrator está sujeito a outras sanções, como multa e até prisão”, alerta Gentil Pereira. Ele pede que a população ajude na fiscalização e, ao flagrar ocorrências do gênero, acionem a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153. “O atendimento é 24 horas, inclusive aos finais de semana. O denunciante não precisa se identificar”, explica o secretário.

LIXEIRAS
Segundo Gentil, a prefeitura vamos adquirir e instalar ainda mais lixeiras em toda a extensão do parque municipal. Segundo Gentil, um mutirão de limpeza estava programado para acontecer no final de março, mas foi suspenso devido o avanço do novo coronavírus (Covid-19). “A mobilização continua e, assim que as condições sanitárias permitirem, vamos executar um mutirão em parceria com outras entidades governamentais e não governamentais do município”, informa o secretário.