CIDADES

min de leitura - #

Aula inaugural marca instalação do curso de agronomia do IFPR de Ivaiporã

IVAN MALDONADO IVAIPORÃ

| Edição de 08 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma aula magna ministrada pelo vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza (MDB) marcou ontem o início do curso de Agronomia do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Ivaiporã. Na oportunidade, o prefeito Miguel Amaral anunciou a negociação de um terreno para o campo experimental do curso. 

Durante a aula magna, o deputado destacou a importância da instalação do curso de Agronomia  para a região. “Este é um nicho de mercado que tem espaço enorme para crescer. O agro no Brasil está longe de chegar ao seu auge. Nós temos muito espaço para desenvolver e necessitamos para isso de tecnologia. Termos um curso de Agronomia aqui em Ivaiporã, é de um valor inestimável, é um conhecimento que vem para ser disseminado no Vale do Ivaí e isso só faz que nós venhamos a crescer ainda mais”, comenta.
O prefeito Miguel Amaral lembra que o curso é reivindicado pela comunidade regional há mais de 50 anos. Miguel também anunciou que a prefeitura negocia compra de um terreno de cinco alqueires, ao lado do IFPR, para a implantação da uma escola experimental para o curso de Agronomia, necessária para realização de aulas práticas. “Já declaramos a propriedade de utilidade pública e estamos finalizando a negociação para transferir para o IFPR”. A prefeitura deve investir recursos próprios na ordem de R$ 900 mil para a compra do terreno.
Luiz Carlos Gil, ex-prefeito de Ivaiporã e um dos articuladores da implantação do curso, destacou a vocação regional. “Lutamos por isso, pela importância que esse curso tem para a nossa região que tem como vocação a agricultura”, diz.
O reitor do IFPR,  Odacir Antonio Zanatta, lembrou que além do curso de Agronomia também foi iniciado este ano no campus, o bacharelado em Sistemas de Informação, o que fortalece ainda mais o campus. Os dois cursos tem 80 alunos.
“Se pensar de certa maneira, são cursos que se complementam, porque a agronomia cada vez mais utiliza a tecnologia da informação. Estamos fortalecendo os cursos superiores do campus, só que com planejamento muito bem feito de= maneira que a gente atenda a demanda da região”.
Marcaram presença no evento a diretora geral do campus, Anna Michella Arruda, a prefeita Bete Camilo (PR), de Manoel Ribas, o prefeito José Roberto Furlan (PPS), de Jardim Alegre, o prefeito Gerôncio Carneiro Rosa (PTB), do município de Rio Branco do Ivaí, além de professores, técnicos administrativos e autoridades da cidade e da região.