CIDADES

min de leitura - #

Borrazópolis e Marilândia do Sul têm primeiras mortes por covid

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais três óbitos decorrentes de complicações do coronavírus - incluindo de um ancião de 104 anos - foram registrados nesta sexta-feira em três municípios da região. A atualização dos boletins da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e dos municípios também somam mais 118 diagnósticos positivos da doença.

As mortes envolvem moradores de Arapongas, Borrazópolis e Marilândia do Sul. Os dois últimos municípios ainda não tinham nenhum registro de óbito em decorrência do coronavírus. 
Em Marilândia do Sul, o primeiro óbito foi de um ancião de 104 anos. Olavo Rufino, morador do distrito de São José, faleceu na última quinta-feira (19), quadro dias depois de dar entrada no Hospital da Providência de Apucarana. 
A morte do idoso, que era muito querido na comunidade comoveu o distrito de São José. O município de Marilândia do Sul tem 55 casos confirmados de coronavírus.
Em Borrazópolis,  primeiro óbito por coronavírus envolve um paciente de 77 anos, que faleceu no último dia 17. Ele era morador na zona rural e passou mal no dia 14.
Um idoso, de 74 anos, é o 94º óbito registrado em Arapongas. Ele foi internado no dia 1, chegou a receber alta, mas foi internado novamente em 6 de setembro, vindo a falecer no último dia 17.
Também foram registrados 63 novos casos  e 68 pacientes curados. Agora o município chega a 4.059 casos dos quais 84,6% dos paciente estão curados. 
Entre as novas estratégias desenvolvidas pela Saúde de Arapongas está o monitoramento de pacientes idosos com diagnósticos positivos. Para detectar precocemente a hipóxia silenciosa, que é a falta de oxigênio no sangue sem  falta de ar, agentes de saúde visitam esses pacientes, que recebem um oxímetro fazer este monitoramento. “A mortalidade é maior nos idosos e este trabalho dará ainda mais segurança aos pacientes idosos com Covid-19 que estão sendo monitorados pelos nossos profissionais”, afirma o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Junior. (ADRIANA SAVICKI)