CIDADES

min de leitura - #

Cemitérios da região voltarão a ter missas no feriado de Finados

DA REDAÇÃO

| Edição de 21 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Suspensas no ano passado devido à pandemia da covid-19, as tradicionais missas de Finados serão retomadas nos cemitérios da região neste ano. A programação das celebrações, bem como os prazos para realização de obras e limpeza nos locais já estão sendo divulgadas. A expectativa é que o número de visitantes nos cemitérios neste ano volte à normalidade.

No ano passado, também por conta da pandemia, a Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) estima que os três cemitérios municipais da cidade tenham recebido um número 20% menor de visitantes. “Neste ano, acredito que a visitação vai voltar à normalidade, mas vamos manter os mesmos protocolos, com aplicação de álcool em gel, exigência do uso de máscaras e orientação para que se evitem aglomerações”, afirma o superintendente da Aserfa, Marcos Bueno. Só no Dia de Finados (2), cerca de 25 mil pessoas costumam passar pelos cemitérios da cidade.
Segundo ele, a prefeitura já prepara os cemitérios para visitação e também para realização das missas, que serão celebradas no Cristo Rei e Saudade (ver quadro) na véspera e no dia do feriado. “Estamos providenciando tendas, banheiros químicos e preparando os ambientes”, diz. 
O prazo para realização de obras e de limpeza dos túmulos também está correndo e encerra dia 27 de outubro.

ARAPONGAS
Em Arapongas, o prazo para as manutenções nos túmulos e limpeza segue até o dia 28 de outubro no Cemitério Municipal. As celebrações também já foram definidas para véspera e na data de Finados. Neste ano, não haverá trânsito livre de veículos particulares no interior de cemitério. Também não será disponibilizado o veículo “leva e traz”, que fazia o transporte no interior do cemitério; medidas estabelecidas por conta da pandemia. 
A visitação também vai exigir o cumprimento do protocolo do Covid, com exigência do uso de máscara. A prefeitura também segue protocolo de prevenção da dengue e solicita que as flores sejam levadas somente nos vasos, sem as embalagens plásticas, para evitar possível aglomeração na entrada.