CIDADES

min de leitura - #

Edhucca promove palestra sobre prevenção do suicídio

Da redação

| Edição de 20 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Diante dos casos recorrentes de suicídios em Apucarana e municípios da região, a Escola de Desenvolvimento Humano ‘Casa do Caminho’ (Edhucca) promove na próxima terça-feira, às 19h30, no Clube 28 de Janeiro, uma palestra sobre o tema. O evento, que será conduzido pela psicóloga, que é mestre em Análise do Comportamento, Simone Oliani, de Londrina, tem por objetivo falar diretamente com pais, educadores, profissionais de saúde e lideranças, a fim de ensinar como identificar e ajudar pessoas que estejam passando por situação semelhante. A entrada é um quilo de alimento não perecível. 

A presidente da Edhucca, Aída Assunção, revela que a iniciativa ocorre diante de casos frequentes de suicídios cometidos tanto por jovens quanto por adultos em Apucarana e cidades vizinhas. 
Um levantamento feito junto à 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana, aponta um aumento de 16% no número de casos no 1ª quadrimestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2017. Neste ano, o relatório aponta 14 óbitos autoprovocados, contra 12 no ano passado. Em todo o ano passado foram 35 casos. 
O que também chama a atenção é o caso de suicídio entre jovens. Na faixa etária de 15 e 29 anos, concentra-se 57% das vítimas. Ou seja, das 14 vítimas, oito tinham menos de 30 anos. “Nós trabalhamos muito com o público jovem e os pais têm vindo conversar conosco pedindo ajuda, para saber como identificar se algo de errado estiver acontecendo com os filhos ou com alguém da família e assim poder ajudar. Os pais não estão sabendo como lidar com essa situação”, comenta Aída.
Ainda de acordo com a presidente da Edhucca, a finalidade da palestra é abrir uma discussão sobre esse problema. 
“A Edhucca, como escola de desenvolvimento humano e acolhimento, está preocupada e entende que tem que falar sobre esse assunto. Acredito que será uma oportunidade para toda comunidade conhecer mais sobre os diversos aspectos que envolvem o suicídio e ajudar a preveni-lo”, assinala.