CIDADES

min de leitura - #

Efeito ‘Copa do Mundo’ aquece vendas de televisores no varejo

Adriana Savicki

| Edição de 14 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A proximidade da Copa do Mundo, que inicia em junho na Rússia, começa a aquecer o comércio varejista. Para garantir a torcida, os consumidores já começam a procurar televisores. As vendas cresceram entre 10% e 30% nas últimas semanas, segundo lojas especializadas, que aproveitam o aumento da demanda para apostar em promoções.

Imagem ilustrativa da imagem Efeito ‘Copa do Mundo’ aquece vendas de televisores no varejo

Gerente de uma loja de departamentos de Apucarana, Ricardo Carvalho Pires, destaca que o aumento na procura vem se intensificando desde janeiro, mas se acelerou no mês passado. “A alta de vendas fica em torno de 10%”, comenta. Segundo ele, a demanda maior é por aparelhos com telas com mais de 90 polegadas e acesso à internet. “Estamos inclusive aumentando o estoque para dar conta da demanda maior que deve surgir no próximo mês por conta da maior proximidade com o mundial”, comenta. Na loja que 
Gerente de vendas de outra rede, Gildo Nóbrega, confirma aumenta de 10% nas vendas e que o perfil de aparelho mais procurado pelo consumidor é o mais tecnológico e com tela, maior a partir de 43 polegadas. A rede que ele trabalha, inclusive, lançou nesta semana uma promoção que garante desconto na TV dona mediante entrega do aparelho antigo. “Recebemos inclusive as televisões de tubo”, comenta.
Ele destaca que, além do efeito Copa, as vendas de televisores vem aquecidas por conta do impacto do fim do sinal analógico, que está com os dias contados. “Essa mídia sobre a TV digital também tem efeitos na procura”, analisa.
Vendedor de outra rede varejista, Willian Paulo, aponta que entre procura e vendas efetivadas a demanda cresceu 30%. “Temos vendido entre dois e três televisores por dia”, comenta.  

PESQUISA
A servidora municipal de Apucarana, Maria Aparecida Albuquerque, está de olho promoções das redes de varejo. Segundo ela, trocar a televisão não é prioridade, mas está nos planos de consumo deste ano. “A gente está vendo se as promoções valem mesmo a pena, mas ainda está meio salgado”, comenta.
Na casa dela, a família tem uma TV 36 polegadas e a meta é modernizar. “Vontade mesmo é de comprar uma de 50 polegadas, se as promoções compensarem quem sabe”, comenta.