CIDADES

min de leitura - #

Em 4 meses, Ivaiporã supera número de mortes de 2020

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número total de mortes por Covid-19 em Ivaiporã nesses primeiros meses de 2021 em Ivaiporã é maior que o ano todo de 2020. Foram 30 vidas perdidas desde 1º de janeiro até domingo (25). 

Em 2020, entre 6 de abril, quando foi iniciado o registro epidemiológico e dezembro, o município registrou 25 óbitos. São 55 mortes desde o início da pandemia. Neste ano, em média, uma pessoa morreu a cada 4 dias em consequência da doença no município. No ano passado, foi registrada uma morte a cada 11 dias. 
Março foi o mês mais mortal para Ivaiporã: foram 14 óbitos. Em abril, até o último domingo (25), já haviam sido contabilizadas 11 mortes. Em janeiro deste ano, foram três óbitos, em fevereiro, duas mortes. 
Apesar dos números expressivos, Fabiano Ricardo da Silva, farmacêutico bioquímico da Vigilância Epidemiológica de Ivaiporã explica que o índice de óbitos na cidade é o mesmo que em 2020. “Morrem mais pessoas porque estamos tendo mais pessoas infectadas. Hoje em Ivaiporã a cada 100 casos positivos, infelizmente temos duas mortes. Isso significa que não aumentou a gravidade da doença, o que aumentou foi a taxa de infecção, por conta da variante P.1. em circulação”, explica Silva.
Ontem, o boletim da Sesa registrou o 56º óbito no município. No entanto, o caso não foi confirmado pela Secretaria de Saúde, que tem o perfil detalhados dos pacientes.