CIDADES

min de leitura - #

Governo lança campanha incentivando denúncias no 181

DA REDAÇÃO

| Edição de 22 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Abandono, negligência, trabalho infantil, agressão física, psicológica e moral, além de abuso sexual, são crimes de violência contra criança e adolescentes. Qualquer cidadão que se deparar com uma situação dessas pode denunciar, anonimamente, no Disque Denúncia 181, do Governo do Paraná. A Secretaria de Estado da Segurança Pública iniciou neste mês de outubro uma campanha com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade quanto à importância de denunciar este crime.

Entre janeiro e setembro deste ano, 953 pessoas entraram em contato com o 181 e relataram alguma situação de violência infantil em todo o Paraná. O número, maior do que o registrado no mesmo período de 2019 - quando houve 903 denúncias - revela que, em média, três denúncias de violência contra crianças foram feitas por dia no Estado.
Embora os dados apontem um aumento de 5,5% no comparativo com os mesmos meses do ano anterior, segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, o número poderia ser maior. “Infelizmente, sabemos que a violência contra nossas crianças é quotidiana e enraizada em muitas famílias e ambientes. Porém, é preciso que a sociedade entenda que isto é crime, não educa e ainda acarreta marcas que elas levarão para toda sua vida”, disse.