CIDADES

min de leitura - #

Governo prioriza o processamento da produção agropecuária

Da Redação

| Edição de 10 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador em exercício Darci Piana participou na noite de anteontem da abertura da 48º Exposição Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí), uma das principais feiras de agronegócio da região Noroeste do Estado. Ele afirmou que entre as prioridades do Governo do Estado para o setor estão o processamento da produção agropecuária para agregar valor aos produtos e a diversificação do modal logístico, que visa diminuir os custos de produção. 

Piana destacou que o Paraná é um dos grandes celeiros do mundo e talvez o maior produtor de alimentos por metro quadrado. “Além do que produzimos para vender para outros estados brasileiros e países, a preocupação do governo é que não sejam exportados só os grãos, mas que eles sejam transformados em produtos acabados para conseguir agregar valor, gerando mais emprego e renda”, afirmou.
O governador em exercício ressaltou que o Estado se prepara para atingir um novo patamar com investimentos em tecnologia e apoio aos produtores. Entre os projetos de infraestrutura, explicou o governador em exercício, estão previstos investimentos em ferrovias, aeroportos e a modernização das malhas viária e portuária. “Vamos apresentar em breve um projeto global de investimentos, que busca diminuir o custo do escoamento da produção agropecuária”, acrescentou.
A Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, responsável pela organização da ExpoParanavaí, espera receber 200 mil pessoas e gerar R$ 40 milhões em negócios nos dez dias de evento, que segue até o dia 17 de março. 
“A feira mostra a relevância do agronegócio paranaense, faz novos negócios e traz inovações para agricultores avançarem em seus negócios”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.