CIDADES

min de leitura - #

Hemonúcleo faz alerta para manter estoques durante o feriado

Vanuza Borges

| Edição de 23 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um gesto de solidariedade antes de cair na folia. Esse é o pedido da rede Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), para conseguir manter os estoques de sangue abastecidos durante o período de Carnaval. Em Apucarana, o Hemonúcleo vai atender normalmente até sexta-feira, retomando o atendimento na próxima quarta-feira, dia 1º de março, às 13 horas. Por dia, para atender a demanda, a unidade precisa de 30 doadores. “Precisamos de todos os tipos sanguíneos, positivos e negativos”, reforça Liana Lopes Basse, assistente social do Hemonúcleo de Apucarana.

Imagem ilustrativa da imagem Hemonúcleo faz alerta para manter estoques durante o feriado


Entretanto, ela faz um chamado especial aos doadores do tipo O negativo, que é considerado o doador universal, e A negativo, que doa para A positivo, A negativo, AB positivo e AB negativo. “Geralmente é usado o tipo sanguíneo correspondente com o paciente. Porém, em uma situação de urgência, o sangue O negativo pode ser utilizado. O contrário não acontece. O negativo só recebe de O negativo. Outro detalhe importante é que apenas 9% da população tem este tipo sanguíneo”, explica.
Cada bolsa de sangue, que tem geralmente 400 ml, pode salvar até quatro vidas. O sangue pode ser usado para atender vítimas de acidentes, transplantados e pacientes com problemas de coagulação. “Em Apucarana, o Hemonúcleo atende o Unidade de Pronto Atendimento, o Hospital da Providência e também o Instituto do Rim, que atende pacientes de toda região da 16ª Regional de Saúde”, observa.
Por isso, Liana pede para que os doadores continuem prestando este gesto de solidariedade. “É importante a regularidade, para que os estoques não tenham baixa nesse período. Também pedimos para quem ainda não teve essa experiência, que venha conhecer o Hemonúcleo e fazer uma doação”, convida.
A assistente social frisa que não há substituto para o sangue humano. “A Organização Mundial da Saúde recomenda que, para manter o nível estável dos bancos de sangue, é preciso que 3% da população seja doadora de sangue. No Paraná esse índice é de 2,3%, por isso, precisamos enfatizar a importância da doação em alguns períodos”, explica.
A assistente social comenta ainda que se houver um grupo de doadores, de no mínimo quatro pessoas, o Hemonúcleo disponibiliza o transporte, por enquanto, somente para Apucarana. “Nesta época de carnaval, infelizmente, ocorre um número maior de acidentes, o que demanda também de mais doadores”, assinala.

HORÁRIO
Hoje, das 13h às 16 horas; Amanhã, das 8h30 às 12 horas e das 13h às 16 horas.