CIDADES

min de leitura - #

Instituições se reúnem para criar polo de inovação e tecnologia em Apucarana

Renan Vallim

| Edição de 17 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o objetivo de criar um polo de tecnologia e inovação em Apucarana, vários órgãos e instituições da cidade se reuniram na tarde de ontem, na Prefeitura. Capitaneados pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), foi divulgada a criação do Conecta Apucarana, projeto que visa promover entidades e empresas de tecnologia do município.

Imagem ilustrativa da imagem Instituições se reúnem para criar polo  de inovação e tecnologia em Apucarana

Além de Acia e Prefeitura, fazem parte do projeto a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Faculdade de Apucarana (FAP), Sebrae, Senai e Sicoob. 
O presidente da Acia, Jayme Leonel, afirmou que o projeto já vinha sendo estudado pela entidade há anos. “Acreditamos que Apucarana tem um imenso potencial para ser o palco de um ambiente de inovação. Também achamos que a cidade precisa disso. Através do Conecta Apucarana, estamos propondo a criação de uma Governança de Inovação, um grupo de pessoas que irá integrar ações entre parceiros, como empresas, universidades, mentores, fornecedores, entre outros, para a consolidação de um ecossistema de inovação em Apucarana”, destaca.
O prefeito Beto Preto (PSD) se mostrou empolgado com o projeto, anunciando a disponibilização de um prédio para o Conecta Apucarana, na Rua Byngton, próximo ao prédio do Instituto Brasileiro do Café (IBC), na Vila Nova. O local deverá servir como incubadora para empresas startups.
“Estamos tendo aqui a união entre a ‘sociedade do conhecimento’ e a ‘sociedade empreendedora’ de Apucarana. Queremos fazer o máximo para congregar todas estas instituições e dar todo o suporte necessário”, destaca Beto.
Wanderlei Faganello, vice-presidente para assuntos da indústria da Acia, destacou as instituições de ensino na área computacional e tecnológica que já existem na cidade. “Queremos reter esta mão-de-obra altamente qualificada aqui na cidade, dando condições adequadas para que estas pessoas desenvolvam trabalhos aqui. Apucarana deve ganhar muito com isso”.
Marcelo Ferreira da Silva, diretor do campus de Apucarana da UTFPR, lembrou que a instituição já fez parte de iniciativas parecidas em outras cidades. “Há 20 anos atrás, a UTFPR era uma das instituições que ajudaram a desenvolver o polo tecnológico de Pato Branco, que é um dos melhores e mais desenvolvidos do país. A UTFPR quer estar presente nesta empreitada aqui em Apucarana também. A cidade está muito bem servida de instituições e a situação é muito promissora”.
Consultora do Sebrae, Beatriz Poletto acredita que Conecta Apucarana chega em boa hora na cidade. “Apesar de termos importantes ativos na cidade, um dos maiores desafios hoje é integrar as instituições de ensino e as empresas da cidade. Há muita distância entre elas. Mas, através deste projeto, devemos encurtar estas distâncias”, diz.
O lançamento oficial do projeto acontece nesta segunda-feira (20), através de uma palestra ministrada por Lucas Batista, de São Paulo. O evento discutirá projetos de inovação disruptivos e terá início às 19h15. A entrada é gratuita, mas os interessados precisam fazer reservas na Acia, pelo telefone (43) 3033 6670.