CIDADES

min de leitura - #

Integração com comunidade une escolas destaque no Ideb

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente à edição de 2019, foi divulgado nesta semana e apresentou as escolas melhor ranqueadas na região através das notas obtidas (confira o quadro nesta página). A interação com as famílias, a valorização dos resultados dos alunos e investimentos na estrutura pedagógica são as principais razões dos resultados alcançados apontados segundo representantes das escolas que alcançaram a melhor nota na região. 

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a melhor colocada foi a Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente Castro, de Apucarana, com a nota 8,7. Para a diretora da instituição Adalgisa Maria Marzagão Orathes, o resultado é fruto de uma preocupação constante em aprimorar cada vez mais o ensino na cidade. “Nossa comunidade está em festa. É o resultado de um esforço de toda a equipe pedagógica, direção, e todos que fazem parte da comunidade escolar. Atribuímos parte deste resultado ao nosso projeto ‘família e escola, uma parceria perfeita’, que traz os pais e responsáveis desta criança para caminhar juntos. Essa participação é de extrema importância desde a alfabetização e a cada passo para que o aluno possa avançar em seus estudos e seguir seus objetivos”, declarou. 
Nos anos finais do ensino fundamental, o destaque foi a escola estadual Professora Júlia Wanderley, de Arapongas, com a nota 6,2. De acordo com a diretora substituta Élia Maria Alves Martins, a principal característica da escola é o contato da equipe pedagógica mais próxima aos alunos. “Em 2017 também recebemos nota máxima e isso só nos motivou a seguir trabalhando em favor dos nossos alunos. Creio que nosso diferencial seja um relacionamento muito próximo com as crianças, por parte de toda equipe pedagógica, eles têm acesso aos nossos telefones e trocamos mensagens o tempo todo, mesmo agora, com as aulas remotas, não queremos perder esse contato. Essa proximidade nos ajuda a enxergar com mais clareza as dificuldades e potencialidades da criança. Também incentivamos os pais a participarem da vida escolar e creio que esse relacionamento entre a escola e as famílias tem alcançado resultados positivos como este”, frisou. 
No ensino médio, o Colégio Estadual Polivalente de Apucarana se destacou, alcançando a nota 5,5. O diretor do colégio Hélio Edmur da Silva conta que a instituição vive uma mudança profunda nos últimos anos, se livrando do estigma de uma escola ruim para uma das melhores da cidade. “Nós havíamos estipulado uma meta de 4,6 para o Ideb deste ano, já que no último, nosso índice foi de 4,0. Ultrapassamos a meta, ficando com 5,5 e isso traz uma alegria imensa, principalmente por saber que isso é fruto de um trabalho intenso de toda a comunidade escolar que mudou a história da instituição, com grandes investimentos na estrutura física, pedagógica e principalmente, no reconhecimento dos resultados de nossos alunos. Hoje realizamos premiações para os alunos que se destacam e, para participação em competições esportivas, enviamos apenas os alunos com melhores notas. Isso tudo tem influenciado diretamente no comportamento destes jovens e o resultado estamos colhendo agora”, declarou.