CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã suspende funcionamento do comércio por duas semanas

Da Redação

| Edição de 28 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após reunião com o Ministério Público e Comitê Gestor da Crise Pandêmica do Covid-19, o prefeito de Ivaiporã Miguel Roberto do Amaral decidiu fechar por 15 dias o comércio e serviços não essenciais pelo prazo de 15 dias. A justificativa é o avanço do coronavírus – foram registrados 77 novos casos em uma semana - e o número de profissionais de saúde sendo infectados. O decreto que entra em vigor na segunda-feira (29) será divulgado pela prefeitura neste final de semana. 

“Chegamos ao consenso com as autoridades de saúde que neste momento para quebrar esse grande número de contaminações é necessária uma parada estratégica” disse o prefeito Miguel Amaral. 
Segundo ele, é a suspensão visa impedir que o sistema de saúde entre em colapso. “Obviamente já começou o colapso da saúde com os profissionais se contaminando. Pelo menos 32 profissionais já se encontram afastados de apenas uma unidade hospitalar. Se perdermos esses profissionais, os hospitais vão paralisar e infelizmente teremos mais mortes”, disse.
Para o promotor Cleverson Leonardo Tossate, não basta apenas o fechamento do comércio, é necessário a mudança de atitude da população. “O momento é caótico, saímos de 22 casos na sexta passada e hoje já temos quase 100 e mais 500 pessoas em investigação. É preciso que a sociedade se conscientize que não pode ficar fazendo churrascos, confraternizações e festas”.