CIDADES

min de leitura - #

Jandaia do Sul amplia ações da saúde em tempos de pandemia

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (PSL), fez nesta semana um balanço das ações desenvolvidas pela administração municipal na área de saúde nos primeiros seis meses de mandato. Segundo ele, o trabalho foi e continua sendo executado tendo como pilar um serviço humanizado e de qualidade oferecido à população, inclusive com atendimentos médicos descentralizados.

No entanto, “o combate à pandemia do coronavírus foi colocado como prioridade, tendo em vista a necessidade de salvar a população dos efeitos da Covid-19, que leva muitos à morte”, explica. 
Neste aspecto, desde janeiro os moradores de Jandaia do Sul passaram a contar com o Centro de Tratamento da Covid-19 (CTC), que oferece atendimento especializado para pessoas acometidas pela doença. O espaço foi lançado como uma medida urgente frente à pandemia. Devido ao aumento dos casos positivados, em março o município inaugurou o Hospital de Campanha, junto ao CTC, com dez leitos de enfermaria, quatro médicos, seis enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Na unidade são tratados pacientes com sintomas respiratórios de baixa complexidade até o remanejamento a um hospital de referência com leitos de UTI, quando necessário.
De acordo com o diretor técnico do CTC, médico Guilherme de Carvalho, de janeiro a junho, o Centro realizou 5.187 consultas referentes à Covid-19 e síndromes gripais. Deste total, apenas 119 pacientes foram encaminhados para hospitais de referência fora do município. “O restante foi resolvido dentro do próprio CTC. É uma unidade que ajuda muito, visto que faltam leitos suficientes nas unidades hospitalares”, observa o médico.
O município, juntamente com o Hospital Nossa Senhora de Fátima e o Governo do Estado, também viabilizou em junho a abertura de 50 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes de Covid-19. O atendimento é voltado para moradores de Jandaia do Sul e de todo o Paraná.
Com o objetivo de assistir o paciente após a internação no Centro de Tratamento da Covid, no dia 28 de junho foi lançado o Programa de Reabilitação Pós-Covid-19. Ao receber alta do CTC, o paciente tem à sua disposição uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga, visando evitar e diminuir sequelas do pós-Covid.
Da mesma forma, o município tem se destacado pela agilidade, eficiência e organização no trabalho de vacinação da população. (COM ASSESSORIA)